Imigração italiana no Brasil

Imigração italiana no Brasil: onde é possível encontrar informações?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Imigração italiana no Brasil

Se você é descente de família italiana provavelmente tem interesse em conhecer mais a respeito da imigração italiana no Brasil. O seu início no país foi por volta de 1870 quando o Brasil recebeu um fluxo enorme de imigrantes italianos inicialmente para o trabalho nas lavouras.

Embarcando em navios com viagens que duravam até 40 dias, muitos nem sabiam qual era o seu destino, mas fugiam de um período de crise profunda na Itália e na Europa em geral . O primeiro lugar ao qual chegaram foi a região sul do Brasil. Logo, com trabalho árduo conquistaram o seu espaço e criaram raízes fazendo com que as comunidades italianas ainda sejam muito ativas no Brasil.

Registro de imigrantes italianos no brasil

Quem é descente de italianos tem uma certa de curiosidade em procurar informações sobre a imigração italiana no Brasil. Em muitos casos, o registro apenas indicava o local de origem, e algumas informações se perderam. Mas com ajuda de museus é possível encontrar esses dados.

Onde encontrar registros de imigrantes italianos no Brasil?

Indicamos alguns locais em que você pode encontrar registros de imigrantes italianos no Brasil.

Museu do Imigrante:

Um dos locais para você  saber mais a respeito sobre os seus antepassados é o Museu do Imigrante que fica em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Nele você pode encontrar registro de imigrantes italianos.

Museu da Imigração em São Paulo:

ele dispõe de documentos sobre a história da imigração no Estado e no Brasil.  O Memorial do Imigrante está disponível no site do Arquivo Público do Estado. Por meio da página é possível localizar a chegada de seus antepassados e pesquisar quando chegaram ao Brasil.

Site Imigrantes Italianos:

Neste site você encontra um banco de dados de sobrenomes italianos. Também é possível ver se seu sobrenome tem origem italiana no Cognomix.

Family Search: site gratuito que reúne fotos e documentos de estrangeiros que vieram morar no país entre 1902 e 1980.

Além do museu da Imigrante, outra dica se você quer se aprofundar mais sobre a imigração italiana é ler o best-seller “Em alto-mar”, do escritor italiano Edmondo De Amicis que narra o contexto das grandes viagens ocorridas no século 19 e 20.

Se você tiver como conhecer pessoalmente alguns dos museus, conheça. Pode ver imagens, e até mesmo conhecer materiais antigos da cultura italiana.

Os italianos lutaram muito para conseguir seu espaço, por isso até hoje são reconhecidos pela luta de um povo trabalhador. E se você tem descendência italiana, sabia que pode conseguir a cidadania italiana, e que não tem limite de geração! Clique aqui para saber mais!

Se você tem interesse em saber quanto custa a cidadania italiana via judicial, também conhecida como cidadania italiana via materna, entre em contato.

Leia também:

Quem tem direito à cidadania italiana
Cidadania italiana: documentos necessários
Onde reconhecer a cidadania: no Brasil ou na Itália?
Apostila de Haia: como funciona
10 Curiosidades sobre a Itália
Porque fiz a cidadania italiana com assessoria?

Visite nossas redes sociais:

Escrito por: Simone T. Bianchi

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
[serptrade]

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.