custo de vida para morar na Itália

Custo de vida para morar na Itália

Facebook
Twitter
LinkedIn

Se você está planejando morar na Itália e busca informações sobre o custo de vida na Itália saiba que este é um dos países que muitos brasileiros desejam morar ou até mesmo passar uma temporada. Afinal, quem não quer saborear a excelente comida italiana?

Além disso, ainda é possível aproveitar a rica cultura e tudo mais que esse país europeu tem a oferecer. É bom você saber que as cidades menores tem custo de vida mais baixo, mas muitas vezes você precisa se deslocar diariamente para trabalhar. Então, é preciso avaliar o estilo de vida que quer ter.

cidadania italiana assessoria

Trabalhar na Itália

Quem já foi apenas viajar e conhecer a Itália sabe que assim como os países europeus, tudo é muito caro. Principalmente em locais como Veneza, Milão , Roma e Pisa, de fato, possuem alguns dos maiores custos de vida do país.

E uma opção é logo procurar uma oportunidade para conseguir trabalhar. Porém, é normal a dúvida: “ e quanto é o salário mínimo na Itália?” Apesar da Itália ser um país com forte tradição em legislação trabalhista, lá não existe um salário mínimo pré-estabelecido por leis ou decretos.

Ou seja, existem acordos e convenções para determinar o salário mínimo. Porém para ter uma base as profissões com menores salários pagam entre 900 e 1100 euros por mês. Este piso salarial varia de região para região, então quanto mais rica for a região melhor se ganha.

morar na italia custo de vida

Os custos de vida na Itália

Há vários blogs e vídeos no youtube que apresentam os custos de vida de se morar na Itália. Para passar a base de valor para vocês, nós pegamos de comparação o blog Coisas que eu Sei que traz informações mais recentes e que podem ajudam a explicar os custos de vida na Itália. Abaixo você consegue ver cada segmento!

Transporte público:

Os valores variam: para ônibus dentro da cidade: 1,00£ até 1,80£; para linhas extra urbanas: 2,00£ até 2,50£ em média; ou, para distâncias maiores, até 5,00£.

Despesas mensais

Vale destacar que na Itália se paga os boletos de 2 em 2 meses, então, lembre-se que esses valores incluem a despesa por 2 meses! Vamos aos custos então:

Água: normalmente está incluso no condomínio. Custa cerca de 1 a 1,50 euro por m³ de água.

Energia: varia entre 30 e 60 euros

Internet e telefone:

barato se comparado com o Brasil. Você consegue, por exemplo, ter um ótimo plano de celular pagando 15 euros.

Alimentação:

claro que varia do estilo de vida da pessoa. Só que de acordo com os brasileiros lá não é tão caro se alimentar. Na Itália  você compra ótimos produtos, pagando pouco. Por exemplo, 2 pessoas, o valor mensal da alimentação no mercado será em torno de 200,00£ (até 250,00£)

Salário mínimo:

como falamos, varia de região para região e não há uma tabela fixa, uma legislação que estabelece o valor. Por exemplo, trabalhos que exigem formação superior, o mínimo gira em torno de 1.500 até 5.000 euros. Aqueles que não tem estudo gira em torno de 1000 euros. Os com qualificação média, geralmente ganham em torno de 1.200 euros.

Obs: o valor do euro hoje se encontra a 4,35. (Junho/2018)

O preço para morar na Itália

O valor médio do salário mínimo na Itália é entre 900 e 1100 euros e sim, é possível que uma pessoa viva com esse salário. Para se viver em Roma, por exemplo, são necessários € 1.200 mensais. É claro que seus custos mensais dependerão muito do seu estilo de vida e da região da Itália onde escolher morar.

Se você deseja morar na Itália, o mais importante é chegar preparado financeiramente para os primeiros meses, por que depois o trabalho paga tranquilamente as contas.

Lembrando que se você for morar na Itália ou permanecer por um período superior a 90 dias, deve solicitar o visto italiano. Se você tem dúvidas de como tirar este visto ou até mesmo obter a cidadania italiana, entre em contato conosco através do e-mail info@tirarcidadaniaitaliana.org ou deixe seu comentário aqui embaixo!

Se você tem interesse em saber quanto custa a cidadania italiana via judicial, também conhecida como cidadania italiana via materna, entre em contato.

Leia também:

Quem tem direito à cidadania italiana
Cidadania italiana: documentos necessários
Onde reconhecer a cidadania: no Brasil ou na Itália?
Apostila de Haia: como funciona
10 Curiosidades sobre a Itália
Porque fiz a cidadania italiana com assessoria?

Visite nossas redes sociais:

Escrito por: Simone T. Bianchi

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

7 respostas

    1. Boa tarde Vilmar! O custo de aluguel varia muito dependendo da cidade. Cidades menores, entre 250 e 400 euros mensais, em média. Cidades maiores como Milão, Torino, entre 600 e 800 euros em média, a depender da localização, tamanho do imóvel.

  1. Qual o grau de descendentes eu preciso ter pra consseguir cidadania italiana, minha mãe tem sobrenome e meus irmão tbm, eu ñ tenho o sobrenome só do meu pai

    1. Boa tarde Renata, não é necessário você ter o sobrenome do italiano para reconhecer a cidadania italiana, já que o direito é por sangue. Portanto, se houve transmissão do direito de geração para geração, mesmo sem ter o sobrenome do antepassado, é reconhecida italiana.

      Qualquer dúvida, à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.