Cidadania Italiana passo a passo

Cidadania Italiana passo a passo

Atualizado em 9 agosto, 2018

Se você é descendente de italianos provavelmente já pensou em tirar a cidadania italiana. E isso é possível. Claro que pode levar algum tempo. Saiba aqui como fazer o processo de cidadania italiana via administrativa passo a passo!


O interessante é que para obter a cidadania italiana não existe limite de geração, o que permite que qualquer um que tenha ascendência italiana possa solicitar. Ou seja, isso facilita muito o processo de cidadania italiana. Só que é preciso paciência e para organizar todos os documentos.

processo cidadania italiana na italia

Passo a passo Cidadania Italiana

Se você tem descendência de família italiana pode solicitar rapidamente a cidadania italiana. Porém, somente reunindo todos os documentos é possível confirmar se o requerente tem direito. Com a dupla cidadania italiana, você pode morar tranquilamente na Itália.


Aprenda como iniciar o processo de dupla cidadania, as etapas e o tempo que cada passo demora. Assim, você já terá uma noção dos documentos que precisa, onde deve encaminhar, e como proceder.

parte no brasil passo a passo cidadania italiana

Parte do Processo no Brasil

Passo 1- Pesquisa de documentos no Brasil e Itália:

Antes de mais nada, é necessário comprovar a ascendência italiana e ver se você realmente tem direito à nacionalidade italiana. Caso o seu antenato italiano tenha se naturalizado brasileiro, você pode perder esse direito.

Essa pesquisa pode levar de 3 a 6 meses, dependendo da dificuldade. Quanto mais distante na árvore genealógica está o ascendente, mais documentos serão necessários para comprovar a sua descendência.

Aconselhamos iniciar a pesquisa de documentos começando pelas certidões do requerente, até localizar a certidão de nascimento italiana. Não esqueça que todas as certidões devem ser emitidas em inteiro teor.

retificações de documento cidadania italiana

Passo 2- Retificações de documentos:

após reunir todos os documentos e comprovar o seu direito a ser italiano, é necessário analisar todos os documentos e fazer a correção das certidões, caso haja diferenças de nomes ou datas.

As retificações devem ser feitas no cartório onde a certidão está registrada. O prazo depende da demanda de trabalho que o cartório possui. Uma média de um mês.

Vale lembrar que os cartórios podem fazer as correções por via administrativa, sem necessidade de contratar um advogado. Após concluídas as correções, devem ser emitidas novas vias em inteiro teor de todas as certidões retificações.

Passo 3- Traduções de documentos:

este processo pode levar de uma semana a um mês, dependendo do trabalho que tenha o tradutor. Então se faz a tradução juramentada das certidões, e por fim, fazer o apostilamento (legalização) em um tabelionato.

É possível encontrar a lista de tradutores juramentados no seu estado no site da Junta Comercial do seu estado.

Passo 4 - Apostila de documentos:

normalmente no mesmo dia em que os documentos são apresentados. A apostila de Haia confere validade a um documento nacional no exterior.

Importante: muitos comunes exigem que sejam apostilados os documentos brasileiros e posteriormente apostilar as traduções juramentadas.

bandeira italia para cidadania italiana

Parte do Processo na Itália

fazer o codige fiscale cidadania italiana

Passo 5: Tirar o Codice fiscale:

o CF é o CPF italiano. O número, normalmente, é emitido no mesmo dia em que é feita a solicitação, logo após a chegada no requerente na Itália.

registro de residencia para obter cidadania italiana

Passo 6: Confirmação de residência pelo vigile:

Após ter o códice fiscale em mãos, se faz obrigatória a declaração de residência junto ao comune. O prazo máximo estipulado por lei é de 45 dias.

carta de não renuncia cidadania italiana na Itália

Passo 7: Carta de Não Renuncia:

Uma vez confirmada a residência, terá início o processo de dupla cidadania italiana. Essa etapa depende do consulado italiano no Brasil, podendo variar entre 15 e 90 dias.

A non-renuncia, nada mais é que a confirmação por parte do consulado de que nenhuma pessoa da linha de transmissão da cidadania italiana se naturalizou italiana.

transcrição dos documento da nacionalidade italiana

Passo 8: Transcrição das certidões e emissão da identidade:

Recebida a non-rinuncia, o comune procede com a transcrição da certidão de nascimento e se for o caso, de casamento do requerente. Além disso, é feita a emissão da carta d’identità italiana. Tais transcrições demoram de acordo com a disponibilidade de tempo por parte do comune. Normalmente são feitas em uma a 3 semanas.

Passo 9: Parabéns você e Italiano!

A partir desse momento, o requerente é considerado cidadão italiano desde o nascimento.



Se você tem pressa em conseguir a cidadania italiana, e seu direito confere a possibilidade de ser cidadão italiano por via administrativa, recomendamos que vá direto a Itália para conseguir. Lá o processo dura em torno a 90 dias.

E não se esqueça que todos os documentos, inclusive os da internet, devem ser traduzidos por tradutor juramentado, além de estarem retificados e apostilados.

Como sempre afirmamos, é fácil de fazer a cidadania italiana, mas é verdade que implica tempo e burocracia. Por isso, muitos optam em contratar uma assessoria especializada, porque neste caso você não precisa se preocupar com processo. Você receberá toda a ajuda para tirar a cidadania italiana, até obter o passaporte vermelho.

Ver Vídeo de como conseguir Cidadania Italiana na Itália

Este artigo foi útil?
[Total: 1 Promedio: 5]

Deixe uma resposta

Fechar Menu