Retificação de registro civil

Quer ter mais segurança para iniciar o reconhecimento da cidadania italiana? Contrate advogado com experiência em retificações de certidões para fim de cidadania italiana e europeia. É fundamental que o profissional conheça as leis brasileiras e também do país europeu a que irá reconhecer a cidadania.

Serviço de Ratificação de Documentos Brasileiros

Contamos com uma equipe jurídica especializada em retificações de certidões brasileiras de registro civil e religioso, de forma judicial e extrajudicial.. Advogados com experiência e conhecimento da Lei Italiana.

Trabalhamos com Contrato/Registro Fiscal na Itália e no Brasil, evite golpes!

  CNPJ 35.692.668/0001-21

Solicite seu orçamento:  info@tirarcidadaniaitaliana.org|  WhatsApp |  +55 51 3181-0288

Atendimento personalizado por vídeo chamada à todo o Brasil e demais países. Agende agora!

Atendimento só por agendamento

Como funciona a Correção de Documentos?

Explicamos aqui o passo a passo que é necessário seguir para ter os seus documentos retificados da maneira correta:

ANÁLISE DOCUMENTAL É IMPRESCINDÍVEL

Para iniciar as retificações dos documentos, é preciso que se faça, antes, uma verificação dos documentos, para saber quais erros precisam ser corrigidos. Sendo, assim, o primeiro passo é a análise documental.

VERIFICAR SE A RETIFICAÇÃO É ADMINISTRATIVA OU JUDICIAL

Após ter em mãos o relatório detalhado dos erros e documentos que precisam ser corrigidos, é necessário verificar com o cartório se a retificação poderá feita de forma extrajudicial (conhecida também como retificação administrativa), ou se deverá ser realizada pela via judicial.

ENVIO DO ORÇAMENTO

Tendo a informação sobre a forma em que poderemos retificar os documentos, enviamos o orçamento detalhado por email, para sua avaliação, sem compromisso.

CONTRATO E DEPÓSITO

Se aprovado o orçamento por sua parte, é assinado contrato e feito o depósito de uma parte do valor total do serviço. O restante é pago de forma parcelada no decorrer da execução do serviço.

CONCLUSÃO DA RETIFICAÇÕES

Após concluídas as retificações, seja por via judicial ou administrativa, você recebe os documentos retificados em seu domicílio.

O que está incluso na Retificação de Documentos?

Nosso serviço de  retificação de certidões de registro civil e religioso, abrange certidões de nascimento, batismo, casamento e óbito, inclui tudo o que o cliente necessita, proporcionando tranquilidade, segurança e trabalho eficaz.

  • Análise dos documentos ou reanálise, se o cliente já possuir um relatório de análise.
  • Honorários advocatícios para o recurso jurídico, que inclui:
    • Petição inicial – embasada na legislação italiana.
    • Diligenciamento jurídico
    • Apresentação de defesa, caso necessário
    • Acompanhamento das retificações junto aos cartórios

Qual é o custo e valor das Retificações?

Para retificações extrajudicias (administrativas), os honorários são cobrados por documento a ser corrigido.  solicitar orçamento!
Para processo de retificação judicial, se inclui todos os documentos a serem corrigidos, sendo um valor fixo.

Lembre que você pode dividir os custos com familiares que também tenham interesse no reconhecimento da cidadania. solicitar orçamento!

O que não está incluso no orçamento?

Leia com atenção o que não está incluso no valor das retificações:

  1. Eventuais taxas de Correios.
  2. Taxa cobradas pelo  Ministério da Justiça, se as retificações forem judiciais.
  3. Eventuais taxas de correção (averbação no livro de registros), cobradas pelos cartórios.
  4. Emissão das novas vias das certidões retificadas.

Como funciona a contratação do serviço?

Se você tem interesse que a Tirar Cidadania Italiana realize a retificação dos seus documentos, leia os seguintes passos:

  1. Preencher o formulário abaixo, para que possamos entender seu caso. Os documentos podem ser anexados no formulário ou enviados posteriormente, via e-mail.
  2. Após recebermos o seu e-mail, responderemos em aproximadamente 48 horas úteis, com o orçamento ou com questionamentos, caso a informação proporcionada não tenha sido suficiente.
  3. Após o envio do orçamento e aprovação por parte do cliente, o mesmo envia os dados para elaboração do contrato.
  4. Uma vez assinado o feito o depósito sinal, será dado início a análise e conferência dos documentos. Para assim, iniciar as retificações.
  5. Importante ter pesente que o requerente das retificações, deve assinar um procuração para que possamos representá-lo perante o cartório ou perante ao judiciário brasileiro.
  6. Ainda, todas as pessoas vivas que tenham algum documento a ser alterado, precisam assinar uma autorização para que seu documento possa ser corrigido.
  7. Após a concluídas as retificações, o cliente recebe os documentos retificados em sua residência.
Preguntas Frequentes - FAQS

A retificação nada mais é que a correção das divergências de datas, idades, nomes, sobrenomes, localidades, dentre outros possíveis erros. 

Ou a uniformização das divergências encontradas nos documentos, para que o oficial do comune, consulado ou o juiz, em caso de reconhecimento via judicial, não tenha dúvidas de que se trata da mesma pessoa em todos os documentos.

Primeiro você precisa emitir  as certidões de nascimento, casamento e óbito em inteiro teor, pois as certidões em breve relato, não são válidas para o reconhecimento da cidadania. Além de que, só nas certidões em inteiro teor, consta, todas as informações contidas no livro de registros. Se a análise for realizada com certidões em breve relato, é possível que depois de retificar os erros, e emitir a certidão de inteiro teor, você encontre outros erros.

Com as certidões em mãos, deve ser realizada a análise documental, a fim de identificar todas as diferenças de informações entre documentos. Verificar sempre os nomes, as datas, idades, sobrenomes, localidades de nascimento, casamento e óbito. 

Sempre recomendamos que sejam retificados todos os erros. O reconhecimento da cidadania italiana já exige um grande investimento. Por quê correr riscos? Melhor iniciar o reconhecimento sabendo que sua documentação está correta, sem nenhuma divergência

O que pode acontecer (e já aconteceu), é o oficial do comune e inclusive o próprio consulado solicitar a correção de todas as divergências dos documentos. No caso da Itália, você está aqui aguardando a conclusão do processo, e receber uma notícia dessas, acreditem, não é nada agradável!

Certamente você se perguntou: os documentos são revisados antes da viagem, então eu viajo com uma garantia, certo? ERRADO! 

Só tem garantia, quem tem os documentos ratificados. Não podemos garantir à nossos clientes algo que não depende de nós. 

É muito comum diversas pessoas entrarem em contato conosco, para saber se os erros dos seus documentos seriam aceitos nos comunes que trabalhamos, afirmando que outra empresa garantiu a aceitação. Pontos a considerar:

  1. Os documentos em português dificilmente poderão ser verificados pelos oficiais que, em geral, não têm conhecimento do idioma.
  2. Os oficiais normalmente não têm tempo livre para verificação de documentos, mesmo em italiano. 
  3. Mesmo que estivessem traduzidos e que eles pudessem verificar, não há nenhum documento assinado, em que o oficial garanta a aceitação uma vez que o requerente esteja em solo italiano.
  4. Os oficiais dos comunes, bem como o consulado e o juiz no Tribunal, têm poder discricionário quanto à aceitação de documentos com erros. 

Após ter em mãos os erros encontrados na análise documental, você deve entrar com contato com o cartório para verificar de que forma podem ser realizadas as correções. Existem duas possibilidades: a retificação extrajudicial conhecida também como retificação administrativa, que na teoria é mais rápida. E a judicial, que costuma ser um pouco mais demorada. Veja abaixo as diferenças entre elas.

Tendo em vista a necessidade de corrigir algum dos documentos necessários para o reconhecimento da dupla cidadania, indicamos sempre tentar primeiro a correção dos documentos de forma extrajudicial. Nesse caso, o cartório é quem faz as correções para você. Tal procedimento costuma levar entre 5 e 20 dias, em média. Algumas comarcas pode demorar mais tempo.

O cartório, após receber formalmente o pedido de retificação, consultará o Ministério Público, a fim de receber autorização para realizar tais alterações. 

É importante você saber que a recente mudança do artigo 110 da Lei n° 6.015/1973 deixa a cargo do registrador as retificações dos erros que não exijam qualquer indagação para a constatação imediata de necessidade de sua correção. 

Sendo assim, caso o cartório se recuse a fazer as retificações ou o Ministério Público não autorize as alterações, será necessário exigir o seu direito na Justiça. A chamada retificação judicial.

Para que seja possível solicitar as retificações das certidões por essa via, você precisará contratar um advogado. Dê preferência contrate um profissional que tenha experiência nesse tipo de processo. 

O processo de retificação judicial costuma ser mais demorado que o extrajudicial. É também mais oneroso e exige muito trabalho por parte do advogado, como também exige muita paciência por parte do requerente. 🙂

Após ser dada a sentença favorável, os cartórios recebem o Mandado Judicial para que procedam com retificação dos registros civis. O mesmo vale para registros religiosos.

Dentre as dezenas de retificações judiciais já realizadas em diversos estados brasileiros, a média de conclusão do processo, foi de 3 a 6 meses.

Sim, a retificação dos registros religiosos também deve ser realizada, entrando em contato com a paróquia ou Diocese detentora do livro de registros.

A solicitação de retificação administrativa das certidões de nascimento, casamento e óbito, devem ser solicitadas ao cartório em que esse documento foi registrado. O oficial do cartório avaliará as retificações solicitadas e informará se é possível ou não realizá-las de forma extrajudicial.

Caso não seja possível, deve entrar com recurso judicial.

É muito comum se deparar com erros nos registros civis e religiosos. Antigamente a maioria dos registros de nascimento, casamento e óbito, eram declaratórios. 

Um exemplo prático: o pai italiano chegava no cartório, dizia seu nome, sobrenome, sua idade. O registrador, escrevia como entendia. Declarava que nasceu o seu filho Joãozinho no dia XX, filho de XX, neto paterno de XX e neto materno de XX. Todos os nomes provavelmente escritos como eram entendidos. 

Além de que, em muitos casos, os estrangeiros não tinham conhecimento do idioma português.

Evite problemas de aceitação da pasta no comune, Consulado ou no Tribunal de Justiça. Apresente seus documentos retificados, tanto em registro civil, quanto religioso

Você já deve ter ouvido a frase: ”o barato sai caro.” Pois é, iniciar o reconhecimento da dupla cidadania com documentos não corrigidos, pode sair caro. Se as correções das divergências forem solicitadas, você terá que reemitir todos os documentos em inteiro teor retificados, fazer novas apostilas e novas traduções. Além de que o seu processo estará parado, aguardando as alterações serem feitas. 

A atenção na escolha da empresa/advogado para a realização das retificações é fundamental, pelos seguintes motivos:

1) Empresa/advogado que conhece o código civil italiano, deixará os registros civis e religiosos de acordo com as exigências de tal. 

2) Empresa/advogado que tenha experiência em retificações para fins de reconhecimento da cidadania italiana, tende a conhecer as exigências e especificidades das comarcas e juízes. Dessa forma, o processo judicial é mais seguro para o requerente.

Além de que, em muitos casos, os estrangeiros não tinham conhecimento do idioma português.

Se ficou com alguma duvida entre em Contato

Solicite seu orçamento:

Casos de succeso e depoimentos:

Gabriel C.

Retificações Judiciais

A ajuda da equipe do Tirar Cidadania Italiana tem sido indispensável pra min, foram super ágeis em realizar a análise documental e informar o que precisava ser retificado, devido a complexidade de um erro em específico eu tive que realizar a retificação via judicial, tive todo o apoio que precisava, dúvidas esclarecidas e o processo foi super rápido e eu recebi as certidões já retificadas em casa, agora estou cada vez mais perto de realizar meu sonho, só tenho a agradecer toda dedicação dessa empresa excelente, muitíssimo obrigado!

certidao encontrada caso de sucesso
Cristina Tiepo

Busca & Pesquisa de Certidão

Trabalho cuidadoso, dedicado, valeu a pena, em pequeno espaço de tempo consegui a certidão do meu bisavô. Muito grata. Obrigada por trazerem esta alegria à nossa família, pois em nosso caso foi a revelação de nossas origens e a desmistificação de muitas histórias que nos contaram e não eram reais. Excelente trabalho.

clienta senhora sucesso cidadania
Danny Della Justina

Busca & Pesquisa de Certidão

Recomendo para todos que posso e me perguntam! Cumpriram os prazos e me deram uma super atenção explicando todo o processo e os passos pra tirar a cidadania italiana. Excelente trabalho e comprometimento!!

Por que fazer a retificação com a gente?

experiência

Contamos com equipe jurídica atuante em diversos estados brasileiros e com inúmeros processos de retificação tanto administrativa quanto judicial realizados. Cabe ressaltar que todos os processos de retificação judicial realizados foram deferidos.

Transparência

Empresa devidamente registrada no Brasil e Europa. Oferecemos contrato de prestação de serviços. Mantemos todos os clientes informados sobre o andamento do processo. Os dados processuais são repassados ao cliente, bem como o juiz responsável.

Qualidade

Oferecemos atendimento e serviço de qualidade, disponibilidade e fácil comunicação com nossos clientes. Respostas rápidas e resolutivas.

Tirar Cidadania Italiana

A Tirar Cidadania Italiana é a realização do sonho da nossa consultora e responsável Simone Bianchi. 

Lá em 2015, ela iniciou a pesquisa documental da linhagem materna para o reconhecimento da cidadania italiana. A partir disso, passou a ajudar outras pessoas a encontrarem seu antepassado italiano. Conta com experiência e trabalho em empresas do ramo, antes da constituição da TCI.

Passados cinco anos do início da jornada, a TCI conta …

Outros Serviços

Traduções Juramentadas

Oferecemos serviço de traduções juramentadas do português para o italiano e vice versa, com tradutor juramentado na Itália e no Brasil. Peça seu orçamento sem compromisso!

documentos necessários

Análise de documentos

Você quer correr o menor risco possível, portanto apresentar documentos com erros não é aconselhável. Para saber quais são os erros em cada documento, nossa equipe realiza uma minuciosa análise da sua pasta de documento. 

Busca e pesquisa de certidões

Oferecemos serviço de pesquisa de busca de documentos no Brasil e na Itália. Esse é o primeiro passo para comprovar o direito à cidadania. Entre em contato para iniciar a realização do seu sonho!

Índice de conteúdo