COMO MONTAR SUA √ĀRVORE GENEAL√ďGICA copia

Como fazer a sua árvore genealógica

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O que é uma árvore genealógica?

√Ārvore geneal√≥gica ser√° um termo do qual voc√™ vai ouvir falar muito, caso esteja iniciando ou queira iniciar o processo de reconhecimento da cidadania italiana e n√£o s√≥ essa cidadania. Para o reconhecimento de outras nacionalidades, como cidadania alem√£, cidadania espanhola, cidadania portuguesa, cidadania polonesa ou qualquer outra, voc√™ precisa descobrir quem √© o seu antepassado que nasceu no exterior e emigrou para o Brasil, dando origem √† sua fam√≠lia.

arvore genealogico familiar

√Ārvore geneal√≥gica, basicamente, √© a sua linha de ascend√™ncia, partindo de voc√™, at√© chegar no seu antepassado nascido na It√°lia, na Alemanha, Portugal, Espanha, Pol√īnia ou qualquer outro pa√≠s. Quando estiver fazendo a pesquisa geneal√≥gica para montar a sua √°rvore, voc√™ vai ser surpreender com a quantidade de dados e informa√ß√Ķes que voc√™ vai encontrar.¬†

E n√£o desanime se chegar um momento em que voc√™ n√£o consegue avan√ßar por conta pr√≥pria. Os documentos mais antigos, normalmente n√£o possuem tantas informa√ß√Ķes como os documentos mais recentes, visto que naquela √©poca os registros eram realizados somente com uma declara√ß√£o verbal, sem necessidade de apresentar nenhum documento.

Serviço de Pesquisa Genealógica 

Dicas para fazer a árvore genealógica

√Ārvore geneal√≥gica imprimir e preencher gr√°tis e online TCI
√Ārvore geneal√≥gica imprimir e preencher gr√°tis e online TCI

Uma √°rvore geneal√≥gica pode conter diversas informa√ß√Ķes sobre os antepassados, dentre elas: nome completo, data e local de nascimento, data e local do casamento, data e local do √≥bito, profiss√£o, etc.

Recomendamos que voc√™ anote, no m√≠nimo, as seguintes informa√ß√Ķes na sua √°rvore geneal√≥gica:

  • Nome completo de todas as pessoas pesquisadas;
  • Data e local do nascimento das mesmas

Como construir a árvore genealógica

Normalmente, quando come√ßamos a montar a √°rvore geneal√≥gica, n√£o temos muitas informa√ß√Ķes sobre nossos antepassados. Sendo assim, a melhor forma √© come√ßar por n√≥s mesmos. O que isso significa?

1) Você terá o nome fictício de Ariel. Pegue a sua certidão de nascimento.  Emita uma nova via da certidão em formato inteiro teor. Leia com atenção a sua certidão de nascimento e anote os dados que o documento possui. 

Veja o exemplo:

 

Informa√ß√Ķes que foi poss√≠vel obter nesta certid√£o de nascimento de Ariel:¬†

РNome dos pais e naturalidade. Não consta o local de nascimento, mas consta o local de residência. 

– Profiss√£o dos pais

РNome dos avós paternos e maternos

РIdade da mãe 

РDeclarante do nascimento (quem foi no cartório registrar a criança) Рimportante para verificar se você tem direito.

No exemplo acima, se tem um pouco mais de informa√ß√Ķes da m√£e da crian√ßa. Fa√ßa o mesmo com a certid√£o de nascimento dos seus pais. Eventualmente, no final da certid√£o de nascimento, pode constar a anota√ß√£o do local onde a pessoa casou e/ou faleceu. Informa√ß√Ķes que tamb√©m ajudam voc√™ a encontrar de forma mais r√°pida os registros civis necess√°rios para o reconhecimento da cidadania italiana.

Voc√™ pode optar por seguir a pesquisa somente pelo seu pai ou pela sua m√£e. Mas para ter sua √°rvore geneal√≥gica completa, precisa reunir os documentos e informa√ß√Ķes tanto da linha de ascend√™ncia materna, quanto paterna.¬†

2) Seguimos com o exemplo do nascimento da m√£e de Ariel, dona Maria emitida em inteiro teor:

 

Informa√ß√Ķes que foi poss√≠vel obter nesta certid√£o de nascimento:¬†

– Nome dos pais e naturalidade

– Local de casamento dos pais.

– Profiss√£o dos pais

РNome dos avós paternos e maternos 

– Declarante do nascimento (quem foi no cart√≥rio registrar a crian√ßa) –¬†importante para verificar se voc√™ tem direito.

No final consta o local de casamento da m√£e.

Localizados e emitidos os documentos dos seus pais (nascimento, casamento e √≥bito se forem falecidos), √© hora de procurar por seus av√≥s. E aqui voc√™ se deparar√° com quatro¬†linhas de ascend√™ncia, uma de cada av√ī. Ou seja, quatro possibilidades de ter um antepassado europeu.

Lembre que no nascimento da m√£e de Ariel consta o local de casamento dos pais dela, ou seja, a localiza√ß√£o do casamento est√° realitvamente f√°cil, mesmo n√£o constando a data de realiza√ß√£o do matrim√īnio civil.

3) Casamento dos avós maternos Pedro e Catarina:

Informa√ß√Ķes que foi poss√≠vel obter nesta certid√£o de casamento dos av√≥s maternos Pedro e Catarina:¬†

РData e local de nascimento dos noivos (ajuda a encontrar os nascimentos dos avós)

– Nome dos pais, data de nascimento e naturalidade

– Local de casamento dos pais. ūüôā

– Profiss√£o dos pais

Portanto, at√© aqui voc√™ j√° tem as informa√ß√Ķes dos bisav√≥s, ainda nascidos no Brasil. Continue a pesquisa, seguindo as dicas acima. N√£o confie totalmente nas datas, idades, e grafia dos nomes e sobrenomes, pois lembre sempre que a maioria dos registros eram realizados sem mostrar nenhum documento.¬†

O que fazer depois de ter montado a árvore genealógica da família?

que fazer depois de ter montado a árvore genealógica da família?

Com a  conclusão da primera etapa, que é a montagem da árvore genealógica, você provavelmente descobriu quem é o ascendente nascido na Itália ou em outro país da Europa. Além disso, a informação obtida com a árvore genealógica, permitirá saber se o reconhecimento da sua cidadania italiana, será por via administrativa ou judicial.

A emissão de todos os documentos localizados durante a pesquisa genealógica, em formato inteiro teor, permitirá que um profissional capacitado e conhecedor da lei italiana ou de outro país, realize a análise dos documentos. Dessa forma, você será informado se de fato tem direito ao reconhecimento de uma dupla cidadania, bem como os próximos passos a seguir, que normalmente são:

 

  1. Pesquisar e emitir eventuais documentos necessários não localizados, para comprovar a descendência italiana perante as leis italianas.
  2. Saber se você tem direito à cidadania italiana por via judicial ou administrativa.
  3. Conhecer quais são os erros que existem nos seus documentos e que você precisa corrigir para evitar qualquer problema no reconhecimento da dupla cidadania. Aconselhamos realizar a retificação de todos os registros civis e religiosos com empresa ou advogado que conheça a legislação italiana.
 

Concluir esses três passos, significa que você não só descobriu a genealogia da sua família, senão, que também está bem mais perto de realizar o sonho de conseguir a dupla cidadania italiana. 

O que fazer se não encontrar alguma certidão da família?

N√£o se desespere! √Č bastante comum que algumas certid√Ķes sejam mais dif√≠ceis de se encontrar, principalmente a de nascimento do antenato italiano na It√°lia. Isso se deve principalmente a que, naquela √©poca, em muitos casos n√£o era necess√°rio apresentar documenta√ß√£o, como por exemplo, para casar. Dessa forma, muitos nomes e datas foram escritos de maneira incorreta, dificultando a localiza√ß√£o dos mesmos hoje.¬†

Para tanto, oferecemos servi√ßo de¬†pesquisa de documentos tanto no Brasil, quanto na It√°lia. Contamos com genealogista com muitos anos de experi√™ncia e in√ļmeras certid√Ķes localizadas. Para conhecer nossos servi√ßos e a opini√£o dos nossos clientes, basta clicar na imagem abaixo.¬†¬†

Para mais informa√ß√Ķes ou sugest√Ķes, deixe seu coment√°rio aqui embaixo, ou entre em contato conosco atrav√©s do e-mail: info@tirarcidadaniaitaliana.org

Leia também:

Custos para reconhecer a cidadania italiana na It√°lia 2018

Quem tem direito à cidadania italiana
Cidadania italiana: documentos necess√°rios
Onde reconhecer a cidadania: no Brasil ou na It√°lia?
Apostila de Haia: como funciona
A imigra√ß√£o na It√°lia em n√ļmeros
10 Curiosidades sobre a It√°lia
Porque fiz a cidadania italiana com assessoria?

Visite nossas redes sociais:

Escrito por: Simone T. Bianchi

√ćndice de conte√ļdo

Pode ser do seu interesse!

6 respostas

  1. Ola,gostaria de saber se minha bisavo p trás se for italiana eu consigo tirar cidadania ?porque minha bisavo tem sobrenome italiana ai queria sabe se alguns parentes dela p tras eu consigo tirar ou so vale no maximo p minha vó ou minha mae?

    1. Boa noite Ana! A cidadania italiana n√£o tem limite de gera√ß√Ķes. Portanto, se o trisav√ī, tatarav√ī, etc √© italiano, n√£o se naturalizou brasileiro ou se naturalizou depois do nascimento da bisav√≥ e houve a transmiss√£o do direito de uma gera√ß√£o h√° outra. O n√ļmero de gera√ß√Ķes n√£o √© uma limita√ß√£o.
      Qualquer d√ļvida, √† disposi√ß√£o tamb√©m por WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=34651950470

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.