dupla nacionalidade italiana

Descubra se você tem direito a dupla nacionalidade italiana

Facebook
Twitter
LinkedIn

Na procura por melhores condições na qualidade de vida ou até mesmo resgatar a sua cultura histórica, muitos brasileiros buscam obter a sua dupla nacionalidade italiana.

Além disso, a obtenção da cidadania italiana oferece diversos benefícios, como a livre circulação em diversos países da Europa. No conteúdo de hoje, você irá descobrir se tem direito a dupla cidadania italiana, bem como entender as vantagens de se tornar um cidadão italiano.

Portanto, se você está pensando em viver na Itália e conhecer mais países europeus, acompanhe esse conteúdo até o final e saiba como fazer para dar entrada no procedimento, caso tenha direito!

O que é a cidadania italiana na prática?

A cidadania italiana é como o reconhecimento de um indivíduo como cidadão da Itália. No Brasil, muitas pessoas têm o direito a essa cidadania. Isso remonta aos séculos 19 e 20, quando ocorreu a Grande Imigração Italiana.

Nessa época, mais de 1 milhão de italianos atravessaram o oceano em direção ao Brasil, em busca de uma vida melhor e mais oportunidades de trabalho.

Esses imigrantes italianos contribuíram significativamente para a diversidade cultural e o desenvolvimento do Brasil. Alguns deles, para conseguir empregos e posições no país, tornaram-se cidadãos brasileiros naturalizados.

Isso significa que, além de manter sua identidade italiana, também adquiriram a cidadania brasileira. Essa dualidade de cidadania pode criar laços especiais entre o Brasil e a Itália para muitas famílias.

Ou seja, é basicamente como ter um pé aqui e outro lá, conectando-se com duas culturas diferentes.

Quem tem direito a dupla cidadania?

O direito à dupla cidadania italiana é concedido para os descendentes de italianos, sem limite de gerações. No entanto, existem outras maneiras possíveis de obter a dupla nacionalidade italiana e falaremos sobre elas neste tópico. Confira!

Descendência

A concessão de cidadania italiana por descendência é uma das mais comuns. Para confirmar se você tem direito à cidadania italiana, basta buscar o ascendente italiano na sua árvore genealógica.

Essa busca pode ser realizada de ambos os lados da família: pai ou mãe. Além disso, a distância de parentesco não interfere em nada na solicitação de cidadania. Basta comprovar o parentesco e a transmissão do direito de geração para geração.

No Sul do país é bem mais provável encontrar pessoas descendentes de italianos, uma vez que a imigração contou com cerca de 60 mil imigrantes no Rio Grande do Sul e teve sua primeira colônia formada em Santa Catarina.

Casamento

O casamento com um cidadão ou cidadã italiana também pode conceder o direito à naturalização italiana por matrimônio. Nesse caso, é preciso que o casamento seja realizado no civil, pois a União Estável não é reconhecida na legislação italiana.

A solicitação de cidadania italiana pode ser feita tanto no Brasil, quanto na Itália. Para os casais sem filhos que solicitarem o pedido no Brasil, é necessário ter 3 anos de casamento. Já na Itália, com 2 anos de casamento já é possível dar entrada no pedido.

Para os casais com filhos o prazo é menor. Para pedidos feitos no Brasil, é necessário ter 1 ano e 6 meses de casado, enquanto na Itália é requerido apenas 1 ano de casamento.

Lembrando sempre que o pedido pode ser feito tanto por casais héteros como para casais homoafetivos. Se quiser saber mais sobre esse tópico, confira nosso artigo a respeito da cidadania italiana por casamento!

Residência

Se você está pensando em morar na Itália, saiba que virar cidadão italiano pode ser um dos seus planos. A Lei Italiana de Naturalização permite que estrangeiros conquistem a cidadania italiana ao viverem lá por um tempo.

Mas, assim como casar dá direito à cidadania, a opção de conseguir por residência também tem suas regras. Aqui estão os pontos principais:

Cidadãos europeus com residência fixa

Se você já é cidadão europeu, pode virar cidadão italiano morando lá por pelo menos 2 anos.

Estrangeiros que não são naturais da União Europeia

Se não é um cidadão europeu, mas está morando na Itália, vai precisar de um tempinho maior. São necessários pelo menos 10 anos de residência fixa antes de solicitar o pedido de dupla cidadania italiana.

Casos especiais:

Além disso, tem algumas situações especiais que podem facilitar a obtenção da cidadania italiana por residência.

Isso inclui pessoas que trabalharam para o governo italiano, quem não tem uma nacionalidade reconhecida, refugiados e filhos adotados por italianos com mais de 18 anos e pelo menos 5 anos de residência na Itália.

Estas são as principais informações para conseguir a dupla nacionalidade italiana por residência. Contudo, as leis podem mudar, então sempre é bom checar com o consulado italiano ou com quem entende do assunto. 

Como saber se tenho direito a dupla cidadania italiana?

Descobrir se você tem direito à dupla cidadania italiana geralmente envolve verificar sua ascendência e atender aos critérios estabelecidos pelas leis italianas.

Para isso, comece traçando a sua linhagem e identificando os seus antepassados italianos. Isso geralmente envolve rastrear informações sobre seus avós, bisavós ou trisavós que eram cidadãos italianos.

Feito isso, você deve ter em mãos alguns documentos essenciais, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados italianos. Esses documentos são fundamentais para comprovar a relação de parentesco. Veja neste artigo os documentos necessários para a cidadania italiana.

No entanto, é importante estar atento às regras de transmissão da cidadania italiana. Geralmente, a cidadania pode ser transmitida por meio da linha paterna ou materna, mas as leis podem variar dependendo da data de nascimento dos seus antepassados.

Mulheres casadas antes de 1948

Se sua ascendência italiana inclui mulheres que se casaram com um estrangeiro antes de 1948, é importante entender as regras específicas. Isso porque na antiga Lei Italiana, as mulheres perdiam a sua nacionalidade, assumindo a do marido. Nesse caso, é necessário a solicitação via judicial.Dê uma conferida no post: Dupla Cidadania: saiba como obter cidadania italiana via materna. 

Tenha ajuda de profissionais qualificados

Para uma orientação mais precisa, considere consultar os especialistas em cidadania italiana da Expertabi.

Com a nossa experiência nas burocracias envolvidas no processo de cidadania, bem como o conhecimento na legislação italiana, podemos fornecer orientações específicas com base na sua situação.

Vantagens de ter a dupla cidadania italiana

Ter a dupla cidadania italiana é como abrir um leque de oportunidades incríveis na vida. Imagine ter um passaporte brasileiro e outro italiano – isso não só facilita suas viagens pelo mundo, seja para turismo, estudos ou negócios, mas também te dá uma série de vantagens em diferentes situações.

Por exemplo, ser cidadão italiano te permite viver e trabalhar em qualquer país da União Europeia. Isso amplia bastante as opções para quem quer explorar oportunidades profissionais além das fronteiras do Brasil.

Além disso, a dupla cidadania italiana simplifica muitas coisas na vida cotidiana. Questões como herança e processos de imigração podem ser mais fáceis de lidar. E se você tem planos de família, a transmissão da cidadania italiana para seus filhos e netos também é facilitada.

Culturalmente falando, ter a cidadania italiana significa se aprofundar nas tradições, história e até mesmo aprender o idioma italiano. Isso não só te conecta mais com a Itália, mas também enriquece a sua identidade nacional, permitindo que você faça parte ativa de duas culturas.

Conte com a Expertabi!

E se você está pensando em começar o processo para obter a dupla nacionalidade italiana, pode contar com a Expertabi!

A Expertabi é uma empresa especializada em assessoria para cidadania italiana, pronta para te ajudar em cada etapa do caminho.

Entender as leis, reunir documentos, lidar com burocracias – a Expertabi sabe como tornar todo esse processo mais fácil para você.

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.