Cidadania Italiana Via Materna

Dupla Cidadania: saiba como obter cidadania italiana via materna

Facebook
Twitter
LinkedIn

A busca pela dupla cidadania tem se tornado uma opção cada vez mais atraente para muitas pessoas ao redor do mundo. Afinal, a Itália é conhecida por sua rica história, cultura e oportunidades.

Sendo assim, a obtenção da cidadania italiana pode abrir portas para uma série de benefícios pessoais e profissionais. Isso, é claro, além de resgatar o seu legado histórico familiar. 


A cidadania italiana via materna, no entanto, conta com algumas particularidades, se comparada com a via paterna. Nesse conteúdo, iremos falar sobre como funciona o procedimento de cidadania italiana via materna. 

Portanto, se você tem uma ascendente mulher na sua família e já ouviu que não tem direito à cidadania italiana, acompanhe este conteúdo e saiba mais!

Fatos sobre a cidadania italiana materna

Diferentemente de como funciona para os cidadãos italianos que migraram para o Brasil, as mulheres italianas ou descendentes de italianos tinham menos direitos. Conforme a legislação italiana, vigente até 01.01.1948, as mulheres italianas perdiam sua nacionalidade italiana, caso se casassem com um estrangeiro, antes dessa data. Passavam, assim, a adquirir e manter apenas a nacionalidade do marido.

Nesse sentido, muitas mulheres ficaram impossibilitadas de transmitir a cidadania italiana para seus descendentes nascidos antes de 01.01.1948. Isso permaneceu até a entrada em vigor da atual Constituição Italiana, no dia 01.01.1948. 

Enfim, a Lei 1948

A Lei 1948 trouxe significativas mudanças para as mulheres italianas e descendentes de italianos. Ficou assim conhecida, pelo fato de a Constituição Italiana ter entrado em vigor em 01.01.1948. Que, por sua vez, trouxe novidades mais animadoras para as mulheres italianas e descendentes.

Acontece que, com a Promulgação da Constituição Italiana, que passou a valer a partir de 01.01.1948, foram estabelecidos  direitos iguais entre homens e mulheres. Dessa maneira, as mulheres casadas após 01/01/1948 não perdiam mais a sua nacionalidade, mesmo casando com um homem estrangeiro. Além disso, mesmo que a mulher da linhagem tenha se casado antes de 01.01.1948, se o filho/a nasceu depois da referida data, mantinha o direito ao reconhecimento da cidadania italiana recebida através da mãe. 

No entanto, as mulheres que casaram antes dessa data e tiveram filhos antes da entrada em vigor da Constituição, ainda estavam sob os efeitos da antiga lei. Isso dificultou bastante a obtenção da cidadania italiana para seus filhos, que precisaram usar de outros meios para conquistar o direito. Veja mais detalhes sobre esse tema a seguir!

Como funciona o processo de reconhecimento de cidadania via materna?

Dada a contextualização, vamos entender como funciona o processo de cidadania via materna. Para começar, é preciso deixar claro que chama-se reconhecimento via materna, os casos onde na árvore genealógica existe uma mulher, casada com cidadão estrangeiro (não italiano), cujo filho/a dessa mulher nasceu antes de 01.01.1948.

Os filhos advindos de casamentos realizados após 01/01/1948 podem realizar o procedimento normalmente pelo consulado italiano, se assim desejarem. No entanto, os filhos de casamentos ocorridos antes de 01/01/1948 e nascidos antes dessa data, têm a barreira da antiga lei.

Contudo, para quem se enquadra nessa segunda opção, nem tudo está perdido! Afinal, é possível contar com uma alternativa jurídica plenamente legal, a fim de solicitar o reconhecimento da cidadania italiana. Trata-se da abertura de um processo judicial, junto ao tribunal italiano competente.

Esse processo é realizado diretamente no Tribunal da Itália e não é necessário se deslocar até lá. Todo o procedimento poderá ser feito por um escritório jurídico italiano, por meio de uma procuração jurídica.

Essa possibilidade passou a existir com a sentença 4466, de 25 de fevereiro de 2009. A sentença foi expedida pela Suprema Corte di Cassazione, órgão máximo da justiça italiana, a qual reconheceu o direito de transmissão da cidadania aos filhos nascidos antes de 1948. Porém, tal direito deve ser pleiteado judicialmente, já que ainda não há regulamentação por parte do Ministero Dell’Interno, para a realização de processo administrativo para estes casos.

Esse entendimento por parte da Suprema Corte Italiana, se deu pela percepção que a lei que impedia as mulheres de transmitir a cidadania era altamente discriminatória e que esta não pode ser aceita nos dias de hoje. Portanto, desde 2009 há jurisprudência no assunto e todos os processos de cidadania via materna realizados pelo nosso escritório foram aprovados.

Cidadania via materna: as vantagens de obter dupla cidadania

Obter a cidadania via materna oferece uma série de vantagens significativas que tornam esse processo uma opção atraente para muitas pessoas. Vamos explorar algumas das principais vantagens de adquirir a dupla cidadania através da ascendência materna italiana:

  • Acesso a dois países: ao obter a cidadania italiana, você se torna cidadão tanto do seu país de origem, quanto da Itália. Isso permite que você viva, estude, trabalhe e viaje livremente em ambos os países, sem restrições;
  • Facilidade de viagem e residência:como cidadão italiano, você poderá  viajar e residir legalmente em todos os países da União Europeia, sem a necessidade de visto;
  • Oportunidades profissionais: a cidadania italiana pode abrir portas para oportunidades de trabalho em toda a União Europeia e até fora dela. Isso poderá facilitar a busca por empregos em diferentes países;
  • Acesso ao sistema de saúde e educação: como cidadão italiano, poderá ter direito ao sistema de saúde e educação da Itália e de toda a União Europeia, que são conhecidos por sua qualidade;
  • Herança cultural: obter a cidadania italiana permite que você se conecte mais profundamente com suas raízes culturais e familiares. Desse modo, é possível preservar e valorizar sua herança italiana;
  • Transmissão para gerações futuras: a cidadania italiana pode ser transmitida aos filhos e descendentes. Isso garante que sua família possa desfrutar desses benefícios também;
  • Segurança e estabilidade: a dupla cidadania oferece uma segurança adicional. Assim você terá direitos em dois países distintos.


Além disso, é importante destacar que os benefícios específicos da cidadania italiana podem variar de acordo com a situação pessoal de cada indivíduo. Portanto, é recomendável buscar orientação especializada para entender melhor as vantagens que a cidadania via materna pode oferecer.

Benefícios de uma assessoria especializada para obtenção da cidadania italiana via materna

Já pensou em contar com assistência de escritório especializado para a obtenção da cidadania italiana via materna? Existem inúmeras vantagens e benefícios para os interessados nesse processo.

Conte com pessoal qualificado, extremamente instruído em todas as etapas do processo relacionado à cidadania. Isso significa que podem fornecer orientações precisas e específicas para o seu caso.

Além disso, a assessoria pode agilizar o processo, evitando atrasos e erros que poderiam surgir ao realizar procedimento sozinho. Isso reduz o estresse e a ansiedade associados à burocracia e documentação necessária.

Como você sabe, a pesquisa, reunião e verificação dos documentos essenciais também são aspectos cruciais na cidadania italiana via materna. A assessoria pode ajudar a garantir que todos os documentos estejam em ordem e atendam aos requisitos exigidos pelas autoridades italianas.

Por fim, uma vez que o processo é iniciado, o escritório acompanha de perto o andamento, fornecendo atualizações acerca do processo. Dessa maneira, você terá todo o suporte necessário até a conclusão do mesmo.

Expertabi: sua melhor escolha na cidadania italiana

Agora que você já sabe os principais benefícios de contar com uma assessoria especializada, conheça a Expertabi. Especializada em cidadania italiana, é uma das  maiores e mais renomadas empresas do Brasil nessa área.

Nesse sentido, ela é uma parceira confiável na busca pela cidadania italiana. A Expertabi oferece um serviço completo para clientes que desejam obter a dupla cidadania por meio da cidadania via materna.

Com uma equipe de profissionais experientes, a Expertabi orienta e acompanha seus clientes em todas as etapas do processo. Isso vai desde a coleta de documentos, passando pela preparação documental, protocolo do processo junto ao tribunal italiano, finalização do processo, até chegarmos na solicitação do passaporte italiano.

Sua expertise permite agilizar o procedimento e reduzir possíveis obstáculos. Com sua abordagem personalizada, também é possível adaptar-se às necessidades e circunstâncias individuais de cada cliente, garantindo um atendimento exclusivo. Além disso, o escritório jurídico deve atuar como intermediário na comunicação com órgãos competentes, defendendo os interesses e direitos dos ítalo-descendentes. E isso facilita todo o processo para os requerentes.

Com a Expertabi ao seu lado, a obtenção da cidadania italiana torna-se uma jornada segura e bem-sucedida. Portanto, se você busca um escritório comprometido e especializado na realização desse sonho, a Expertabi é a escolha ideal. Dê agora mesmo o primeiro passo para tornar sua conexão com a Itália e com  o mundo ainda mais significativa.

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.