onde reconhecer a cidadania italiana no brasil ou na italia

ONDE RECONHECER A CIDADANIA ITALIANA: NO BRASIL OU ITÁLIA?

Facebook
Twitter
LinkedIn

É melhor reconhecer a cidadania italiana no Brasil ou na Itália?

Essa é uma boa pergunta. E a resposta é… depende! Escolher o lugar onde você vai reconhecer a cidadania italiana depende, basicamente, da sua pressa e do dinheiro que você quer investir. Mas, vamos por partes.

Cidadania Italiana no Brasil.

No Brasil, o processo deve ser feito no Consulado italiano que corresponda ao seu local de residência. Você deve entrar na fila de espera e somente apresentar os documentos quando for convocado, o que demora de 5 a 10 anos.

O Consulado disponibiliza no site, periodicamente, a lista dos convocados. Assim, é possível que os interessados prevejam, com base na própria posição na fila, o período em que serão possivelmente convocados, de forma que possam preparar sua documentação com a devida antecedência.

Para reconhecer a cidadania italiana, é cobrada uma taxa de 300 euros, que pode ser paga com cartão de débito ou boleto. A taxa é paga pela análise da documentação independentemente do êxito. O consulado italiano informa que, caso o reconhecimento da cidadania não seja possível, o valor pago não será restituído.

Já o valor aproximado total para tal requerimento, segundo relatos de pessoas que o fizeram, se aproxima dos R$5.000,00 (cinco mil reais), o que inclui emissão de certidões, apostila e taxas.

Cidadania Italiana na Itália.

Na Itália, o processo para requerer a cidadania é feito junto ao comune em que o interessado fixar residência. Independentemente de dar entrada no processo sozinho ou com a ajuda de uma assessoria, o custo é mais alto. Mas também é mais rápido.

O prazo médio para a reconhecer a cidadania italiana na Itália é de 3 meses a 4 meses! É isso mesmo que você leu, 3 meses a 4 meses. E os custos com emissão de documentos, retificações, apostila e traduções, incluindo a assessoria, ficam entre 15 e 20 mil reais, dependendo da assessoria contratada.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do e-mail cidadania@agenciapegasus.com ou deixe seu comentário aqui embaixo!

Visite nossas redes sociais:

Com informações do Consolato Generale d’Itália.

Revisão: Wenderson Phelipe da Silva Santana

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.