melhores universidades italianas

Quais são as melhores universidades italianas? Veja como se candidatar!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Estudar na Europa é o sonho de muitas pessoas que aspiram melhores oportunidades e buscam um enriquecimento cultural. A Itália, por exemplo, possui universidades reconhecidas internacionalmente pela qualidade de seus programas de ensino e pesquisa.

No conteúdo de hoje, separamos os principais motivos para você estudar na Itália e ainda te contamos quais são as melhores universidades italianas para você se candidatar. Portanto, se você está interessado em saber mais, acompanhe este conteúdo até o final!

Por que estudar em uma universidade italiana?

Estudar em uma universidade italiana oferece uma experiência educacional única, repleta de vantagens que vão além das salas de aula. Aqui estão algumas razões convincentes para considerar uma universidade italiana:

Riqueza cultural

A Itália é um tesouro cultural, lar de uma rica herança artística, arquitetônica e histórica. Estudar nesse ambiente proporciona uma imersão única em uma cultura vibrante e diversificada.

Qualidade acadêmica 

As universidades italianas são reconhecidas internacionalmente por sua qualidade acadêmica. Muitas delas estão entre as melhores do mundo em diversos campos, oferecendo programas de estudo competitivos e inovadores.

Variedade de cursos 

A Itália oferece uma grande variedade de cursos e programas em diversas áreas, desde as ciências humanas até as ciências exatas. Isso proporciona opções para estudantes com interesses diversos.

Localização estratégica na Europa

Estudar na Itália coloca você em uma posição estratégica na Europa, facilitando viagens para outros países europeus e proporcionando uma experiência multicultural.

Networking internacional

As melhores universidades italianas atraem estudantes de todo o mundo, criando um ambiente de networking internacional valioso. Essa diversidade cultural pode enriquecer sua experiência acadêmica e expandir sua rede profissional globalmente.

Estilo de vida e gastronomia

Além da educação, a vida na Itália é marcada por um estilo de vida agradável e uma gastronomia mundialmente famosa. Essa combinação torna a experiência de estudar na Itália ainda mais atraente.

Oportunidades de pesquisa e estágio

Muitas universidades italianas oferecem oportunidades excepcionais de pesquisa e estágio, proporcionando aos estudantes a chance de aplicar seus conhecimentos na prática e desenvolver habilidades profissionais relevantes.

Quais são as melhores universidades italianas? 

A Itália é o berço de diversas universidades renomadas mundialmente. Além disso, é lá que estão as universidades mais antigas do mundo e que são até mesmo pontos turísticos do país.

Se você está curioso para saber quais são as melhores universidades italianas, saiba que a disputa é acirrada. No entanto, logo abaixo, separamos uma lista com algumas das melhores opções para você conhecer. Veja:

Universidade de Bolonha

A Universidade de Bolonha é a primeira universidade do mundo. Ela foi fundada em 1088 e é um ponto de visita de muitos turistas. Por esse motivo é também a escolha de diversos estudantes que aspiram estudar na Itália.

Com cerca de 67 mil estudantes, a Universidade de Bolonha recebe mais de 6 mil estudantes por ano. Além disso, oferece 200 cursos, possui 33 departamentos e 11 faculdades com diversos campus espalhados nas regiões italianas.

Os custos para estudar nesta universidade variam conforme o desempenho do aluno e levam em consideração a renda familiar. Segundo o site da universidade, os alunos estrangeiros não pagam as mensalidades no primeiro ano. Porém, no segundo ano, o valor pode chegar a até 5.800 euros. 

Universidade Politécnica de Milão

Fundada em 1863, a Universidade Politécnica de Milão é uma das maiores faculdades da Itália e, segundo o QS Europe University Rankings é considerada uma das 50 melhores universidades da Europa.

A instituição oferece diversos cursos para graduação, mestrado, pós-graduação e doutorado. Seus cursos destaques são a Engenharia, Arquitetura e Design. A universidade é conhecida por oferecer ambientes dinâmicos e conta com programas inovadores ministrados em inglês.

Universidade de Pádua

A Universidade de Pádua é uma das mais antigas do mundo, tendo sido fundada no ano de 1222. No ranking das melhores universidades italianas, a instituição ocupa o quinto lugar e tem como destaque os cursos de Astronomia, Filosofia, Medicina e Direito.

No século XV, a universidade de Pádua chegou a ser a melhor universidade da Europa. Atualmente, conta com cerca de 58 mil alunos e 2 mil professores. Seu lema é Universa Universis Patavina Libertas, que significa “a liberdade paduana é universal para todos”.

Entre os famosos estudantes desta universidade estão Nicolau Copérnico e Galileu Galilei, que são considerados os pais da ciência moderna.

Em seguida, Andreas Vesalius e William Harvey, fundadores da medicina moderna e, por fim, Elena Lucrezia Cornaro Piscopia, que foi a primeira mulher do mundo a receber um diploma universitário.

Universidade Sapienza de Roma

A Universidade Sapienza de Roma é uma instituição acadêmica incrível, que carrega consigo séculos de tradição e conhecimento. Fundada em 1303, é também uma das universidades mais antigas do mundo.

Com uma reputação globalmente reconhecida, a Sapienza oferece uma variedade impressionante de disciplinas, proporcionando uma experiência acadêmica rica e diversificada.

A pesquisa na Sapienza contribui para a inovação, com departamentos e institutos que lideram descobertas em diversas áreas. Essa abordagem se reflete nos programas de estudo, que abrangem desde ciências naturais até humanidades, engenharia e ciências sociais.

Além disso, a universidade também é bastante requisitada e recebe estudantes internacionais, oferecendo diversos programas em inglês.

Universidade de Trento

Se até agora vínhamos falando das opções de universidades antigas, a Universidade de Trento vem como uma opção de faculdade moderna, sendo fundada em 1962.

Mas, mantendo o nível acadêmico italiano, é considerada uma das melhores universidades modernas do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education.

Com um grande enfoque em tecnologia, a Universidade de Trento é também conhecida como “Vale do Silício dos Alpes”. Entretanto, seus cursos de destaque são: economia, direito, física, engenharia ambiental, engenharia da computação, etc.

Como se candidatar em uma faculdade italiana? 

Agora que você já conhece algumas das melhores universidades italianas, vamos falar sobre o que você deve fazer para se candidatar e começar a estudar na Itália. Confira, abaixo:

Escolha da Universidade e Curso

Pesquise as universidades e os cursos que mais se alinham aos seus interesses e metas acadêmicas. Considere a reputação da instituição, o currículo do curso e a localização.

Requisitos de Admissão

Verifique os requisitos específicos de admissão para o curso desejado na universidade escolhida. Esses requisitos podem incluir resultados de exames, certificados acadêmicos, cartas de recomendação e, em alguns casos, uma entrevista.

Preparação de Documentos

Prepare todos os documentos necessários, como certificados de conclusão do ensino médio, histórico escolar, resultados de exames de proficiência em inglês ou italiano (se aplicável), e outras informações solicitadas pela universidade.

Aplicação Online

A maioria das universidades italianas utilizam plataformas online para o processo de inscrição. Acesse o site da universidade escolhida e siga as instruções para preencher o formulário de inscrição online.

Taxa de Inscrição

Algumas universidades podem cobrar uma taxa de inscrição. Certifique-se de pagar essa taxa dentro do prazo estipulado.

Exames de Proficiência

Dependendo do curso e da universidade, você pode precisar realizar exames de proficiência em italiano ou inglês, como o Teste de Língua Italiana (CILS) ou o Teste de Inglês como Língua Estrangeira (TOEFL).

Considerações finais

Como você pode ver, a Itália é um país repleto de opções para quem deseja estudar em uma boa universidade. O país é palco das melhores instituições do mundo e da própria Europa.

Portanto, se você deseja se candidatar a uma das melhores universidades italianas, siga as dicas que mencionamos no tópico anterior. E, se precisar de ajuda com a obtenção de visto de estudante, conte com a ajuda da Expertabi.

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.