Processo Cidadania Italiana

Escritório jurídico para reconhecimento de cidadania italiana: o que levar em conta na hora de escolher

Facebook
Twitter
LinkedIn

A significativa imigração de italianos para o Brasil, ocorrida até o final do século XX, resultou em diversos descendentes ítalo-brasileiros. A crise econômica no país europeu e a oferta de terras brasileiras para cultivo, foi o que colaborou para que milhares de estrangeiros viessem ao país.

Nesse sentido, muitos brasileiros buscam a conquista pela cidadania italiana, reconhecida como direito de sangue pela Lei Italiana. No entanto, cada caso é minuciosamente analisado pelo órgão italiano competente e, geralmente, envolve processos burocráticos.

Nesse momento, contar com a ajuda de um escritório jurídico especializado e experiente pode fazer toda a diferença. Nesse conteúdo, iremos esclarecer o papel, as principais vantagens e o que você deve levar em conta no momento de escolher um escritório jurídico para o conduzir o seu processo de cidadania italiana. Confira!

Qual o papel de um escritório jurídico na obtenção da cidadania italiana?

Um escritório jurídico tem um papel fundamental de ajudar os requerentes na obtenção da cidadania italiana. Como já adiantamos, alguns processos podem ser bastante burocráticos, dada a exigência do governo italiano em relação aos documentos.

Para começar, eles verificam a ascendência e se os antecedentes familiares para determinar se são elegíveis para a cidadania. Em seguida, orientam sobre os documentos que devem ser obtidos e auxiliam na separação e preparação adequada desses papéis.

Além disso, uma assessoria ajuda a evitar que o requerente se perca em meio a formulários, prazos e etapas do processo. Inclusive, quando ocorrem possíveis impasses legais ou administrativos durante o procedimento, o escritório jurídico atua como mediador.

Dessa maneira, ele irá buscar por soluções e agir em prol dos interesses do cliente. Sendo assim, contar com um escritório jurídico especializado torna a jornada para obter a cidadania italiana mais tranquila e segura.

Principais vantagens de contar com um escritório jurídico no processo de cidadania italiana

Contar com um escritório jurídico ao buscar a cidadania italiana traz uma série de vantagens essenciais para todo o processo. Primeiramente, os profissionais especializados possuem um profundo conhecimento das leis e regulamentos. Dentre eles, estão advogados brasileiros e italianos.  Isso reduz significativamente as chances de erros ou atrasos.
Além disso, um escritório jurídico pode fornecer orientações personalizadas, que se adequam a cada caso único de um requerente. Isso torna todo o processo mais ágil, econômico e tranquilo. E mais, ele evita gastos desnecessários e garante que os documentos estejam corretos.

Um escritório jurídico experiente também permite que além de corretos, os documentos também sejam preparados de maneira adequada. Inclusive, devido a sua experiência também conseguem antecipar possíveis obstáculos – o que minimiza as chances de rejeição do pedido.

Com essa abordagem profissional, o escritório proporciona mais segurança jurídica. Como resultado, o requerente tem mais confiança ao lidar com o processo.

Ademais, o escritório jurídico também irá auxiliar no acompanhamento do processo, agilizando sua tramitação junto aos órgãos competentes. Assim, também poderá fornecer informações atualizadas sobre o andamento do pedido.

Quais as etapas que envolvem o processo de cidadania italiana

O processo para obter a cidadania italiana pode variar dependendo das circunstâncias individuais de cada requerente. Isso inclui fatores, como ascendência, local de residência, entre outras coisas. No entanto, de forma geral, os principais trâmites para tirar a cidadania italiana são os seguintes:

  • Documentação: a primeira etapa é a reunião de todos os documentos de nascimento, casamento e óbito, desde o antepassado nascido na Itália, até chegar ao descendente interessado no reconhecimento da cidadania.
  • Análise documental: após reunidos os documentos e emitidos em formato inteiro teor, deve-se realizar a análise documental, a fim de confirmar a transmissão do direito à cidadania, além de observar se há alguma particularidade como erros, falta de documentos ou necessidade de documentos adicionais que possam dificultar ou atrasar o processo de dupla cidadania.
  • Retificação de documentos: A correção de erros nos documentos pode ser necessária em alguns casos. A identificação ou não da necessidade se dá durante a análise documental.
  • Tradução e apostilamento dos documentos: uma vez com os documentos em mãos corretos, devidamente retificados, se necessário, é o momento de realizar a tradução para o idioma Italiano e apostilamento dos documentos. Só assim, eles serão válidos perante os órgãos italianos para o reconhecimento da dupla cidadania.
  • Pedido de cidadania: Com toda a documentação pronta e em via original, iniciamos o pedido de cidadania italiana para nosso cliente. Se o pedido for realizado pela via judicial, será necessária uma procuração para representação diante do Tribunal italiano competente. Tudo isso, sem necessidade de viajar à Itália.

Além disso, vale ressaltar que a ajuda de um escritório jurídico especializado pode ser vantajosa para agilizar o procedimento. É importante consultar quem está por dentro de tudo para obter orientações atualizadas sobre os requisitos e procedimentos específicos do seu caso.

Como saber se o escritório jurídico é confiável?

Quando estiver procurando um escritório jurídico para facilitar o processo de obtenção da cidadania italiana, é necessário verificar sua confiabilidade. Para isso, é importante realizar uma boa pesquisa para se certificar de que a sua escolha é assertiva. Confira abaixo algumas dicas preciosas para evitar que você caia em golpes ou contrate empresas com pouca ou nenhuma experiência:


1 – Verifique se o escritório tem site e redes sociais e quais informações você encontra disponíveis.

2 – Confirme que a tenha CNPJ no Brasil e que sejam fornecidos contratos de todos os serviços e emissão de nota fiscal.  

3 – Fique atento aos serviços oferecidos. Opte por um escritório que realize todas as etapas do processo. Assim, você poderá contar com assessoria completa, sem precisar resolver burocracias por conta própria.

4 – Procure avaliações nas redes sociais, Google e outras plataformas de reclamações. 

5 – Assegure que o escritório esteja presente também na Itália. Além disso, verifique se o escritório italiano é próprio ou se é terceirizado. Embora terceirizar serviços seja uma prática legal, isso indica que seu processo estará transitando entre empresas diferentes e não uma só. Isso coloca em dúvida também, o conhecimento e domínio sobre os mínimos detalhes do seu processo. 

6 – Exija acesso à sentenças positivas que o escritório tenha tido para os casos de cidadania via judicial. Não basta falar que tem experiência! Para sua segurança, ela precisa ser comprovada.

7 – Exija que nas sentenças conste o nome do advogado italiano. É seu direito saber quem o estará representando diante do tribunal italiano. 

8 – Tenha a certeza que o escritório lhe oferece e inclui nos serviços, a assistência para todas as etapas do processo de cidadania pela via judicial (se for o seu caso): transcrição de certidões e inscrição AIRE de todos os requerentes da cidadania.

9 – Esteja atento ao tamanho do escritório. Opte por escritório com vasto número de profissionais. Além de um escritório maior ter atendido mais casos, e com isso ter mais experiência, em caso de ausência de algum especialista, você terá suporte igualmente.

10 – Observe e avalie a forma de atendimento, a clareza das informações e a possibilidade de realização de reunião com os especialistas do escritório. A cidadania italiana é uma parceria entre as duas partes e a proximidade e o trato humano e personalizado são indispensáveis. 

11- Assegure-se que o escritório tenha disponíveis serviços que possam ser necessários futuramente, como naturalização por matrimônio, atualização AIRE e reconhecimento de filhos menores, caso você precise de alguma assistência.

Diferenciais da Expertabi no seu processo de cidadania italiana

A Expertabi é uma empresa de assessoria que se destaca a nível nacional e internacional no processo de cidadania italiana. Isso porque a empresa conta com diversos diferenciais que proporcionam aos seus clientes uma experiência eficiente e de alta qualidade.

Para começar, a Expertabi é comprometida com a segurança de cada processo de cidadania e preocupada com a segurança e confiabilidade de cada cliente em seu trabalho. Por isso, cumpre com todos os aspectos acima citados, característicos de um escritório confiável. 

Assim também, possui uma equipe especializada e experiente no que diz respeito ao processo de cidadania italiana. Sua equipe conta com enorme conhecimento das leis e procedimentos envolvidos. Isso é o que garante um suporte completo e preciso em todas as etapas do processo e que fez com que todos os processos fossem aprovados até o momento. 

Além disso, a empresa oferece um atendimento personalizado a cada cliente. Para isso, proporciona orientações e soluções adaptadas às necessidades individuais de cada requerente. Tudo adequando o processo às suas circunstâncias específicas.

Ao contar com uma equipe bem preparada, a empresa garante que os documentos sejam corretamente preparados. Isso facilita a apresentação do processo perante as autoridades italianas. Desse modo, o procedimento se torna mais acessível e descomplicado para os seus clientes.

Reconhecida por fornecer um serviço personalizado, a Expertabi é uma assessoria eficiente e qualificada. Isso faz com seja uma opção segura e vantajosa para quem busca obter a cidadania italiana de forma segura e confiante.

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.