Em quais países é possível entrar com dupla cidadania italiana?

Facebook
Twitter
LinkedIn

A dupla cidadania italiana realmente abre portas para quem quer mudar de vida, seja morando ou viajando para outros países. Se você tem direito a dupla cidadania italiana, saiba que vale muito a pena ir atrás dele.

E não pensando apenas no presente, mas, principalmente, no seu futuro e no da sua família!  A Itália é um dos principais países da Europa, possui um passaporte poderoso, e isso traz uma série de vantagens. 

Por exemplo, sabia que com o passaporte italiano você pode viajar para mais de 190 países? E isso sem a necessidade de pedir vistos antecipados nos consulados. Na Europa, você pode viajar e morar em 27 países pertencentes à União Europeia! 

Animador, não é mesmo? Então, no artigo de hoje vamos abordar mais esse assunto. Afinal, em quais países é possível entrar com dupla cidadania italiana?

Veja a seguir para onde viajar com passaporte italiano e porque ele é um dos mais relevantes do mundo! 

Por que o passaporte da Itália é considerado um dos mais poderosos do mundo?

A resposta para a pergunta desse subtítulo é simples. O passaporte da Itália é um dos mais poderosos do mundo porque permite acesso sem restrições para turistas a 194 países.

Recentemente, o ranking Henley Passport Index divulgou a lista dos passaportes mais poderosos de 2024. E, adivinha? A Itália divide a primeira posição com outros 5 países (França, Alemanha, Japão, Singapura e Espanha).

Imagina poder viajar tranquilamente por quase 200 países sem precisar obter visto? A Henley Passport Index é uma classificação global de países. Ela leva em conta justamente a liberdade de viagem mediante a apresentação de um passaporte. 

Ou seja, o ranking, elaborado há 18 anos, visa mostrar o quanto você é livre para viajar a outros países de acordo com o seu passaporte. 

Para fazer essa lista, são analisados os dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo. Só em nível de curiosidade, o Brasil ocupa a 17° posição no ranking. Nosso passaporte dá acesso sem visto a 173 países. 

Já os últimos colocados no ranking são países como Afeganistão, Síria, Iraque, Paquistão e Iêmen. Mas agora você pode estar se perguntando: o que torna o passaporte italiano ser tão forte a ponto de ser aceito em quase 200 países? São várias as razões! Vamos ver algumas das principais:

  • Pertencimento à União Europeia (UE): a Itália é um dos países que participou ativamente da fundação da UE, em 1992. Desde então, faz parte da EU. Por isso, os cidadãos italianos tem livre trânsito entre os países membros sem a necessidade de visto. Além do mais, os cidadãos italianos possuem acesso a serviços consulares e direitos de residência em todos os países que fazem parte da UE (contando a Itália, são 27 no total);
  • Ótima reputação internacional: a Itália é um país desenvolvido, moderno, com uma economia forte e estável. Por esses motivos, possui uma excelente reputação internacional. Também se destaca pela cultura, que chama a atenção de forma positiva do mundo todo;
  • Extensa lista de acordos internacionais: a Itália é um país que faz parte de vários tratados e acordos, que ressaltam sua cooperação internacional. Em suma, a Itália é bem vista pela maioria dos países. 

Por essas razões, o passaporte italiano é um dos mais requisitados no mundo! No caso do Brasil, há outros pontos a favor. Por exemplo, nosso país tem uma relação diplomática muito boa com a Itália. E isso facilita tanto a chegada de brasileiros na Itália, como a chegada de Italianos no Brasil.

E essa relação vem de anos, já que o Brasil conta com milhões de descendentes de italianos. O processo migratório ocorrido há 150 anos criou laços que jamais serão perdidos entre Brasil e Itália. 

Ou seja, se você é descendente de italiano, pode requerer a dupla cidadania. Assim, poderá viajar para quase 200 países, sendo 27 deles localizados na Europa! 

Para onde posso viajar com dupla cidadania italiana? 

Com dupla cidadania italiana e, portanto, com passaporte italiano, você pode viajar para 194 países sem visto, como destacamos anteriormente. 

Na Europa, é possível viajar para os 27 países pertencentes ao bloco, que são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.

Mas, ainda na Europa, é possível viajar para outros países, que pertencem ao Espaço Schengen. Alguns desses países são:

  • Islândia;
  • Liechtenstein;
  • Noruega;
  • San Marino (microestado);
  • Suíça;
  • Vaticano (microestado). 

E o Reino Unido? Bom, o Reino Unido não faz mais parte da UE (desde o Brexit) e também não é membro pleno do Espaço Schengen. Porém, com um passaporte italiano, você pode entrar no Reino Unido sem a necessidade de visto. 

Além da Europa, outros grandes países permitem a entrada de turistas com passaporte europeu. É o caso, por exemplo, do Canadá e dos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, você pode ficar até 90 dias sem visto. 

Há também alguns países com regras específicas em relação a entrada de estrangeiros. Mesmo não solicitando um visto com antecedência, eles podem exigir o cumprimento de alguns requisitos. 

A Arábia Saudita e o Egito, por exemplo, emitem um visto no momento da entrada do turista com passaporte italiano. Já a Índia e a Rússia, por sua vez, exigem uma autorização de entrada internacional. 

Mesmo tendo um passaporte italiano, que dá acesso a 194 países, é sempre necessário ficar atento às regras de entrada de cada país que pretende visitar. Isso vai evitar surpresas e imprevistos. 

Melhores lugares para morar com a cidadania italiana

A dupla cidadania italiana permite que você more em qualquer país da União Europeia. Abaixo, listamos cinco países para você analisar e, quem sabe, realizar o sonho de morar no exterior. 

Itália

Não poderíamos deixar de começar pela Itália. Afinal, se você é brasileiro e possui a dupla cidadania italiana, com certeza a Itália está no topo da sua lista de países para conhecer e/ou morar. 

Aliás, já falamos aqui no blog sobre o custo de vida para morar na Itália! Esse país possui uma excelente qualidade de vida, forte economia, culinária diferenciada e cultura agregadora. E, convenhamos, a Itália sempre teve papel importante na história mundial. 

Alemanha

A Alemanha se destaca principalmente pela economia, que é forte e diversificada. Ela possui muitas oportunidades, principalmente em áreas como tecnologia e engenharia. 

Cidadãos italianos que desejam morar no exterior frequentemente optam pela Alemanha, justamente por conta desses fatores. Em suma, esse país dá muita segurança e perspectiva de futuro para seus moradores.

Suíça

Você já deve ter ouvido falar muito na segurança e na economia da Suíça. E não é apenas falácia, mas uma realidade. Esse país se destaca por essas duas questões, que são fundamentais hoje em dia. A Suíça também possui localização privilegiada, o que facilita o acesso a outros países da Europa. 

Espanha

A cultura da Espanha é algo realmente a ser estudado! Esse país é vibrante e reúne diversas opções de cultura e lazer. Suas praias e paisagens de tirar o fôlego fazem da Espanha uma ótima opção para se morar. Além do mais, sua economia é sólida, o que pode fazer toda a diferença. 

França

A França se destaca pela cultura, história e gastronomia. Mas, além disso, questões como segurança e saúde também são diferenciais desse país. A França é um país cheio de oportunidades e é vizinho da Itália. 

Então, já deu vontade de ir morar no exterior amanhã mesmo? Se você busca obter a dupla cidadania italiana, entre em contato com a equipe da Expertabi. 

Nossa equipe vai te ajudar a realizar esse sonho. Tudo por meio de uma assessoria especializada em todas as etapas do processo de dupla cidadania! Converse conosco!

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.