Cultura e costumes da Itália: curiosidades sobre o povo italiano

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quando procuramos algum lugar para viajar, geralmente a cultura e os costumes são dois elementos que mais chamam a atenção. Nesses aspectos, a Itália não fica para trás. A história que esse rico país carrega vai te fascinar. 

Afinal de contas, trata-se de um povo de rica tradição, que se estende para diversas áreas em todo o mundo. E por isso trataremos desse tema no artigo a seguir. Nesse sentido, separamos neste artigo as principais curiosidades sobre o povo italiano. Veja como esse país pode te surpreender! 

Cultura italiana e costumes do povo italiano

Em locais específicos do Brasil, como o Rio Grande do Sul e São Paulo, é possível observar marcas da tradição e costumes do povo italiano. Mas se você não mora nessas regiões, ao ir até a Itália pela primeira vez irá se surpreender com seus costumes.  Nesse sentido, algumas das principais áreas em qual o país é referência cultural mundial se destacam:

  • Arquitetura;
  • Gastronomia;
  • Moda;
  • Música e artes em geral;
  • Religiosidade.

Ancorando-se nesses pontos, o povo italiano é bastante religioso, festivo e efusivo. Para muitas pessoas, eles podem ser até um pouco barulhentos, mas isso faz parte de sua tradição. Além disso, ao visitar o país você se surpreender com:

  • Seus pratos típicos saborosos, principalmente pães, pizzas e massas;
  • Seus cafés e vinhos de confecção própria, famosos em todo o mundo;
  • Além disso, sua paixão por esportes como o futebol;
  • Seu amor pela música, pelo cinema e por diferentes artes;
  • E claro, seu idioma efusivo, muitas vezes com vários palavrões.

Itália: cultura e costumes que você deve saber

Ao ir para a Itália, seja a passeio ou para morar no país, existem costumes importantes que você precisa conhecer. Dessa forma, para conseguir se integrar adequadamente ao país e a forma que o seu povo vive, tenha em mente o seguinte:

  • Na Itália, homens e mulheres se cumprimentam com dois beijos no rosto. Mas isso só em casos de relações íntimas de amizade. Caso contrário, aposte no aperto de mão;
  • As refeições na Itália têm particularidades. No café da manhã, não se come nada salgado. E fora o período da manhã, italianos mais velhos reprovam o consumo de café. Já o cappuccino é consumido somente no café da manhã;
  • Mas se você gosta de cafés, não se preocupe. Durante o dia e a noite todos os bares servem essa bebida. Há, inclusive, o Caffè Corretto, que mistura o café com graspa, xarope de flor de sabugueiro ou brandy, bebidas alcoólicas populares por lá;
  • Povo de personalidade forte. Talvez você já tenha ouvido falar que italianos são grosseiros. Isso ocorre basicamente por dois motivos. No país, discutir entre si é uma forma de passar o tempo. E quase toda a frase que falam é acompanhada de um palavrão e de um tom de voz elevado;
  • Atrasos são considerados normais: algumas regiões da Itália apreciam a pontualidade. Ao mesmo tempo, chegar atrasado a um compromisso normalmente não é um problema e não é visto como falta de respeito.
  • Itália, a terra dos dialetos: os dialetos são, sem dúvida, um importante aspecto cultural italiano. De acordo com uma pesquisa da Unesco, 31 idiomas são falados atualmente na Itália, incluindo italiano e vários dialetos. Os dialetos italianos mais falados e lembrados são: veneziano, napolitano, friuliano, piemontês,  sardo,  lombardo,  emiliano  e  romano ,  siciliano  e  liguriano . Também deve ser lembrado que o alemão e o francês também são falados na Itália. No norte da Itália são os idosos que mais falam o dialeto para manter as tradições, mas em outras regiões observa-se que o dialeto é frequentemente falado pelos mais jovens. Uma análise do ISTAT apontou que 45%  da  população fala apenas o idioma italiano,  32,2%  falam italiano e dialeto e 14%  da população fala apenas dialeto.

Como todos os países, a Itália tem as suas particularidades, o que não exclui a recepção calorosa deles, acompanhada pela festividade e a tradicional religião. Aliás, na Itália é celebrada a Festa da Befana (Epifania ou Dia de Reis). 

Befana é uma mulher idosa, parecida com uma bruxa, que segundo a crença popular, ajudou os Três Reis Magos no caminho para Belém até eles encontrarem o Menino Jesus.  É uma festa para as crianças e, ao mesmo tempo, não é o dia das crianças. Mais uma peculiaridade da Itália. 

E por lá também tem um carnaval super tradicional, embora diferente do que ocorre no país. Portanto, há muita coisa incrível para conferir por lá.

Realize seu sonho de estreitar relações com o país italiano

Antes de ir para a Itália, pesquise mais sobre tudo que a envolve e você encontrará a riqueza por trás da trajetória italiana. Dessa forma, você se sentirá em casa quando estiver lá. E o mais importante: se precisar de um serviço especializado para ter acesso à sua cidadania, conte com a Expertabi Assessoria Internacional.

Somos uma empresa especializada em trâmites e processos para conseguir a sua cidadania italiana. Com dois escritórios no Rio Grande do Sul e um na Itália, você terá um suporte completo para realizar o seu sonho. Entre em contato hoje mesmo e veja como podemos te ajudar!

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.