Consulado italiano em SP bate recorde e concede quase 8 mil cidadanias em 2023

Facebook
Twitter
LinkedIn

O ano de 2024 chegou e, com ele, algumas boas notícias em relação à cidadania italiana! Ao que tudo indica, esse processo foi agilizado em 2023 e isso refletiu nos números divulgados pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo.

Os números foram surpreendentes e representaram um avanço em diversas áreas. Por exemplo, apenas no ano anterior, o Consulado Italiano em São Paulo concedeu quase 8 mil cidadanias, batendo todos os recordes!

Mas não é só isso. A emissão de passaportes e o número de novos cadastros no Aire (Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior) também foram destaque. E assim, deixam uma expectativa grande em relação aos próximos anos.

Por outro lado, o Consulado Italiano em São Paulo continua passando por algumas dificuldades. Elas dizem respeito, principalmente, à demora no atendimento, já que as filas continuam imensas. 

Assim, hoje falaremos mais sobre esse assunto. Veja a seguir detalhes sobre os números divulgados, desempenho do Consulado Italiano em São Paulo e que problemas ainda persistem. 

Crescimento de 16% nas concessões de cidadania italiana

No início deste ano, o Consulado Italiano em São Paulo divulgou uma série de números sobre sua atuação em 2023. Nesse sentido, um dos números que mais chamou a atenção foi o reconhecimento de cidadania italiana por direito de sangue. 

Em 2023, o Consulado de São Paulo concedeu 7.844 cidadanias italianas. Trata-se de um aumento de 16% em relação a 2022. E esse número vem crescendo ano a ano. Em 2022, foram pouco mais de 6.500 cidadanias concedidas. 

Mesmo assim, milhares de pessoas continuam na fila e o atendimento ágil permanece sendo um enorme desafio. Mas falaremos sobre isso na sequência deste artigo. 

Aumento de 77% no reconhecimento de cidadania italiana no RS

Não foi o Consulado Italiano em São Paulo que registrou recordes no número de cidadania italianas reconhecidas. O Consulado Geral da Itália em Porto Alegre divulgou um aumento de 77% na aprovação de cidadania italiana em relação a 2022. 

Dessa forma, foram cerca de 4 mil cidadanias concedidas. A fila, por outro lado, também continua grande. Segundo dados do próprio Consulado de Porto Alegre, cerca de 65 mil pessoas estão com o pedido encaminhado no RS. Isso representa 4 mil a mais em comparação a 2022.

Segundo o Consulado Italiano de Porto Alegre, a estimativa é de que um terço dos gaúchos tenham direito à cidadania por direito de sangue. Em números brutos, isso daria 4,5 milhões de gaúchos. 

Já em relação à emissão de passaporte, foram mais de 13 mil emitidos no Consulado Italiano de Porto Alegre. Isso dá uma média de quase 1.100 por mês. E esse número também aumentou, sendo 5 vezes superior em comparação com os dados divulgados no final de 2022. 

Emissão de passaportes supera 33 mil documentos

Além dos bons números em relação ao processo de cidadania italiana e número de cidadanias concedidas, o Consulado Italiano em São Paulo divulgou outros resultados positivos. 

Ao todo, foram 33.643 passaportes emitidos em 2023, um aumento de 25% em relação a 2022. Esse número superou a meta anual, que era de 30 mil documentos. 

Para você ter uma ideia, o Consulado Italiano em São Paulo emitiu uma média de 132 passaportes italianos por dia no ano passado, levando em conta apenas os dias úteis, que foram 248. 

Os números divulgados no final de 2023 geram uma expectativa ainda mais forte em relação a 2024. Podemos dizer que os dados publicados superaram as expectativas. Isso alimenta ainda mais o sonho de pessoas que desejam obter a dupla cidadania italiana.

Eles também reforçam a importância dos Consulados Italianos no Brasil. Nesse caso, especialmente o de São Paulo. 

Consulado italiano de SP se destaca com mais de 43 mil novos cadastros AIRE

As boas notícias não param por aqui. O Consulado Italiano de São Paulo mostrou ainda que foram feitos mais de 43 mil novos cadastros no Aire (Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior). Esse número significa um aumento de 51% em relação a 2022. 

O Aire, ou Anagrafe Italiani Residenti all’Estero consiste em uma espécie de cadastro geral. Ele precisa ser feito por cidadãos italianos que permanecem fora da Itália por um período de 12 meses ou mais. 

Esse registro é essencial e garante ao italiano acesso a diversos serviços do Consulado. Ele permite ainda exercer diversos direitos como, por exemplo, a emissão ou renovação de documentos de identidade, ou de viagem. 

Brasileiros com cidadania italiana que não estão morando na Itália também precisam fazer esse cadastro. Na prática, ele vai permitir que a pessoa utilize os serviços do Consulado Italiano no Brasil. 

Claro que há algumas exceções. Por exemplo, funcionários permanentes do Estado em serviço no exterior ou trabalhadores sazonais não precisam se cadastrar no Aire

Há também as situações onde esse cadastro precisa ser atualizado. Isso ocorre, principalmente, quando algum dado ou registro familiar da pessoa sofre alteração. Ou ainda, quando ela retorna para a Itália de forma definitiva. 

O aumento no número de registros no Consulado Italiano em São Paulo reforça a grande procura pelos serviços oferecidos. Além disso, aumenta ainda mais o desafio da instituição para 2024. 

Se você quer mais informações sobre o Aire, ou tiver alguma dúvida, ou estiver pensando em solicitar a cidadania italiana, entre em contato com a equipe da Expertabi, especializada nesse segmento! 

Críticas dos usuários às dificuldades no atendimento

O cônsul geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, disse que está contente com os números do Consulado Italiano em São Paulo em 2023. Mas ressaltou que ainda não está totalmente satisfeito. Afinal, é preciso seguir trabalhando duro para atender os mais de 350 italianos inscritos na rede.

Além disso, muitas críticas são feitas a respeito da dificuldade e demora no atendimento nos Consulados Italianos do Brasil. Ao acessar a página do Consulado Italiano em São Paulo, podemos perceber vários comentários em todas as postagens. 

Esses comentários mencionam, na maioria das vezes, as dificuldades no atendimento. E essa demora diz respeito a todos os serviços. Isso inclui a emissão de passaporte e andamento do processo de cidadania italiana. 

Algumas pessoas dizem que estão há meses tentando entrar em contato com o pessoal do Consulado. Ou ainda, que o atendimento inicial não é satisfatório. 

Desafios do consulado diante da alta demanda

As críticas referentes a demora do atendimento nos Consulados Italianos no Brasil mostram que a estrutura e os processos precisam de aperfeiçoamento. Esses são os grandes desafios dos Consulados para este ano e anos seguintes. 

Nesse sentido, você sabia que o Brasil é o terceiro país no mundo com a maior comunidade de italianos? São mais de 750 mil italianos que residem aqui! E isso faz com que ano a ano cada vez mais pessoas busquem os serviços dos Consulados.

Além, claro, dos ítalo-brasileiros que pretendem emitir ou renovar o passaporte, ou entrar com o processo de dupla cidadania italiana. Assim, os Consulados ficam, muitas vezes, sobrecarregados e é esse o motivo da maioria das reclamações. 

Você está ciente de que é viável obter o reconhecimento da cidadania italiana sem enfrentar longas filas nos consulados e sem a necessidade de viajar para a Itália? Sim, é verdade! Nesse sentido, a Expertabi pode auxiliar você nesse procedimento, gerenciando toda a papelada e fornecendo orientações seguras e confiáveis para cada fase do processo, com dedicação e seriedade.

Isso será fundamental para a agilidade do processo, poupando seu tempo e recursos financeiros. Então, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar! 

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.