Conheça os benefícios da dupla cidadania italiana

Facebook
Twitter
LinkedIn

Hoje vamos te mostrar os benefícios da dupla cidadania italiana e quem tem direito a ela. Afinal de contas, são milhões de descendentes de italianos aqui no Brasil e, anualmente, milhares conseguem acesso a esse benefício. 

Será que você tem direito a ela? E, se tiver, quais são os reais benefícios dela para a sua vida? Fica por aqui que vamos te explicar tudo a respeito do assunto. 

Quem pode ter dupla cidadania italiana

Todo descendente de italiano pode ter a dupla cidadania, sem limite de geração. Nesse caso, chamamos de cidadania italiana por descendência, ou seja, quando há transmissão de sangue. Atualmente, a Itália reconhece também como italianos os filhos adotivos de cidadãos italianos.

Mas, para isso, será necessário comprovar essa situação, por meio, principalmente, da emissão de certidões. Falta delas ou erros existentes nos documentos podem vir a dificultar ou até inviabilizar o processo. 

Além disso, há alguns cenários bem específicos, tais como antepassado nascido antes da unificação da Itália ou italiano naturalizado brasileiro. Cada situação dessas, por mais rara que seja, pode interferir de alguma forma na obtenção da dupla cidadania. 

Por fim, temos outros cenários como a naturalização por casamento, por direito de solo e por tempo de residência. Nós, da Expertabi Assessoria Internacional, trabalhamos com o reconhecimento da cidadania por descendência ou a naturalização por matrimônio.  

Quais os benefícios que a cidadania italiana oferece?

Existem inúmeros benefícios da dupla cidadania italiana. Separamos os principais para você ter a certeza de que todo o processo vale muito a pena. 

  1. Morar e trabalhar na Europa

A dupla cidadania não permite apenas que você resida ou trabalhe na Itália. Esses benefícios são estendidos para todo país integrante da União Europeia. Assim, não é preciso ter vistos especiais, por exemplo. E poderá também prestar concursos e se candidatar a determinados cargos públicos no território europeu. 

  1. Transitar no Espaço Schengen

O Espaço Schengen é um acordo que envolve 26 países da Europa. Ele permite que cidadãos europeus circulem livremente e por tempo indeterminado sem burocracia. Com a dupla cidadania italiana, você automaticamente entra nesse “acordo”. Dessa forma, pode viajar de um país para outro sem se preocupar. 

  1. Estudar na Europa

Além de residir e trabalhar, a dupla cidadania italiana facilita muito a vida de quem quer estudar no continente europeu. Nesse sentido, os preços costumam ser bem menores para estudantes com esse status. E há outras vantagens. 

  1. Usufruir da saúde pública da Itália

A Itália oferece para seus cidadãos um programa de saúde pública de qualidade. O Servizio Sanitario Nazionale é universal e gratuito, inclusive para quem tem dupla cidadania. 

  1. Se aposentar na Itália

Com a dupla cidadania é possível requerer aposentadoria e outros auxílios oferecidos pelo Governo Italiano. E sabia que você pode somar o tempo de trabalho nos dois países (Brasil e Itália) para solicitar a aposentadoria?

  1. Entrar mais facilmente nos EUA e Canadá

Cidadãos italianos conseguem entrar mais facilmente nos EUA e Canadá para turismo. Para isso, basta ter o visto eletrônico ETA (Electronic Travel Authorization). A validade desse visto é de 2 anos. Lembrando que brasileiros não têm direito a esse visto especial. 

Enfim, esses são alguns benefícios da dupla cidadania italiana. Poderíamos citar outras dezenas aqui, principalmente em relação à qualidade de vida. E também ao fato de facilitar a cidadania italiana para as gerações futuras da sua família. 

Para alcançar esse sonho, não deixe de entrar em contato com a Expertabi Assessoria Internacional! De forma simples e sem complicações vamos lhe ajudar a conseguir a tão sonhada dupla cidadania italiana! 

  1. Maior facilidade de obter visto de investimento nos EUA

O visto E2 é um visto de investimento para quem possui a cidadania italiana e tem o desejo de morar e investir nos Estados Unidos. O visto E2 é ainda mais vantajoso que o visto EB5, que é para pessoas que têm cidadania brasileira. Um dos principais motivos dessa diferença é que, no caso do EB5 o valor de investimento necessário é de 900 mil dólares, enquanto o do E2 fica entre 100 a 250 mil dólares. Esse intervalo entre os valores de investimento acontece devido ao tipo de negócio que você vai investir, seja ele num negócio simples ou empreendimento mais abrangente e complexo. 

Contudo, é preciso destacar que esse visto não é de permanência, mas sim provisório no prazo de 2 anos, podendo ser prorrogado a cada 2 anos conforme o desempenho do seu negócio. Assim, desde que sua empresa seja lucrativa, emprega cidadãos americanos e seja rentável para o governo americano, o visto E2 pode permitir que você resida nos EUA definitivamente.

  1. Aplicação para o Working Holiday Visa

Com o passaporte italiano, quem o possui pode aplicar para o Working Holiday Visa, que permite que italianos entre 18 e 35 anos possam permanecer trabalhando legalmente por até um ano, com possibilidade de prorrogação. Os países que possuem essa modalidade de visto são: Japão, Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

  1. Liberdade para viajar dentro e fora da Europa:

O passaporte italiano é o terceiro mais poderoso do mundo, dando acesso a mais de 180 países sem necessidade de visto.

  1. Transmitir a cidadania italiana aos descendentes: 

Uma vez que você tenha a sua cidadania italiana reconhecida, você poderá transmitir a cidadania aos seus filhos também. E eles, aos seus netos. Assim, todas as próximas gerações poderão usufruir dos benefícios do passaporte europeu, se assim desejarem, se repetir o mesmo processo de reconhecimento que você realizou. 

  1. Direitos para o cônjuge

Uma vez que você tenha a cidadania italiana por descendência reconhecida, o seu cônjuge, com o qual possua um casamento civil, também terá direito de residir, estudar e trabalhar na europa, junto com você. Além disso, caso ele deseje e cumpra os requisitos, poderá se naturalizar cidadão italiano por matrimônio e também obter o passaporte italiano. Neste post falamos mais sobre os tipos de cidadanias que existem, incluindo a por matrimônio. 

Então, esses são os principais benefícios da dupla cidadania italiana. Se você tem direito a ela e o interesse em conhecer de forma mais profunda esse interessantíssimo país, converse com a equipe da Expertabi Assessoria Internacional. 

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.