Veja curiosidades dos principais países da Europa

Facebook
Twitter
LinkedIn

Os países da Europa tem muitas semelhanças, mas também muitas diferenças entre si. Ao analisarmos o Velho Continente com atenção, encontramos diversidade em vários aspectos: geografia, política e cultura, entre outros. 

Essa pluralidade de tradições e costumes não é uma surpresa. Afinal de contas, estamos falando de 50 nações e mais alguns territórios dependentes. Sendo assim, a lista de curiosidades dos países da Europa inclui belas praias famosas, sítios arqueológicos, cidades milenares e muitas outras belezas.

Assim sendo, veja a seguir uma série de peculiaridades divertidas e interessantes de cinco países europeus. Quem sabe algum desses lugares entra para o seu roteiro de viagem?

5 países da Europa e suas curiosidades

A Europa já existe há centenas de anos e é considerada o berço da civilização ocidental. Ao longo dos anos, o continente passou por várias mudanças que conferiram características e costumes bem diferentes para cada um de seus territórios.

Confira algumas das principais curiosidades de cinco países da Europa. Com certeza você vai se animar a conhecer mais sobre a cultura desses locais depois desta leitura.

Itália

Vamos começar pelo país da bota. Aliás, essa já é a primeira curiosidade sobre a Itália: sua geografia. Além de seu formato curioso, o país também é a casa do Monte Bianco di Courmayeur. Esta é a segunda montanha mais alta dos Alpes.

Em relação à cultura e história, a Itália reúne o maior número de Patrimônios da Unesco. No total, é possível encontrar 60 locais considerados tesouros da humanidade por lá. Podemos destacar:

  • Os centros históricos de Roma e de Nápoles, repletos de repleta de construções históricas;
  • O Coliseu, também considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno;
  • Toda a cidade de Veneza
  • Igreja e convento Santa Maria delle Grazie, lar da “Última Ceia”, do artista Leonardo Da Vinci;
  • Basílica de São Francisco de Assis, a igreja-mãe da Ordem Franciscana.

Além dos locais resguardados pela UNESCO, a Itália tem outros pontos turísticos famosos, como a Fontana di Trevi. Diariamente, turistas e curiosos jogam até três mil euros em moedas na fonte na esperança de terem seus desejos realizados. Tudo isso ajuda a entender porque a Itália é um dos países mais visitados do planeta.

Espanha

Localizada na Península Ibérica, a Espanha foi um dos maiores impérios mundiais. E atualmente, é uma das nações mais ricas do mundo. A diversidade linguística do país é notável, já que possui falantes de espanhol, catalão, galego e basco. Madri e Barcelona são as maiores cidades do país em número de habitantes, e duas das mais visitadas também. Nelas, estão localizadas atrações bastante conhecidas como:

  • A Catedral de Barcelona, um dos edifícios mais emblemáticos da Espanha;
  • O Palácio Real de Madrid, a residência oficial do rei;
  • A Puerta del Sol, onde se encontra quilômetro zero das estradas espanholas;
  • A Casa Batlló, projetada pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí;
  • O Templo Debod, que foi construído no Egito e posteriormente doado à Espanha.

A Espanha também é o berço de expressões artísticas como o flamenco, o bolero e as castanholas, influenciadas pelos diversos povos que habitaram o país ao longo da história.  

Croácia

Conhecida por sua paisagem litorânea e cidades medievais, a Croácia é mais um dos países da Europa com rica cultura. Entre os idiomas falados no país, destacam-se o croata, a língua oficial, o sérvio e outros idiomas de países do Leste Europeu. Por seu território ser formado por mais de 1.200 ilhas e ilhotas, o país recebe o apelido de “Terra das Mil Ilhas”. Além disso, por lá se destacam as seguintes atrações:

  • A cidade de Hum, conhecida como a menor do mundo pelo Guinness World Records, com uma população de 28 habitantes;
  • As cidades medievais de Split, Dubrovnik e Hvar;
  • O Parque Nacional dos Lagos Plitvice, um complexo natural que inclui 16 lagos rodeados por cachoeiras;
  • O Palácio de Diocleciano, antiga residência imperial do imperador Diocleciano (244-311);
  • O Órgão do Mar, instrumento musical experimental sob um conjunto de degraus de mármore que toca música por meio de ondas.

Tradicionalmente, a Croácia possui vários festivais. Estes incluem o carnaval de Rijeka, o Festival de Luzes de Zagreb e as procissões de primavera, entre outros. 

Suíça

A Suíça possui quatro línguas oficiais: alemão (mais falado), francês, italiano e romanche (falado por menos de 1% da população). Este é um dos países mais desenvolvidos e com maiores índices de qualidade de vida do mundo.

A Suíça é um dos 14 países da Europa que não fazem fronteira com o mar, sendo cercada por cinco nações. Existem, no entanto, vários lagos no território, além da nascente do famoso rio Reno. Além disso, outras atrações do país são:

  • O Matterhorn, uma das montanhas mais conhecida dos Alpes e símbolo da Suíça;
  • O Museu da FIFA, que conta com exposições sobre o futebol, incluindo objetos e recordações de todas as Copas do Mundo;
  • A Arena Tectônica de Sardona. Suas montanhas foram formadas pelo atrito continental entre a África e a Europa ao longo de milhões de anos;
  • A viagem no Glacier Express, que conduz os passageiros pelos Alpes, passando por 91 túneis e mais de 290 pontes
  • O Castelo de Gruyères, localizado na cidade medieval de mesmo nome. 

Apesar da influência esportiva de outros países, a Suíça também tem atividades muito próprias. Isso inclui a luta suíça, o golfe da fazenda e o jogo das bandeiras.

Portugal

Entre os países da Europa, Portugal é o segundo mais visitado pelos brasileiros. Além da facilidade de compartilharmos o mesmo idioma, essa nação também oferece vários outros atrativos interessantes. Podemos destacar:

  • O Santuário de Fátima, local de peregrinação católica por preservar o lugar das aparições da santa;
  • A Quinta da Regaleira, classificado como Imóvel de Interesse Público de Portugal e classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO;
  • A Torre de Belém, fortaleza construída no século XVI para proteger Lisboa dos inimigos que vinham pelo Rio Tejo;
  • O Algar de Bengali, uma linda gruta na praia formada pelo constante encontro do mar com as rochas;
  • O Passeio de bondinho em Lisboa, charmoso transporte centenário da cidade que tem até um museu dedicado a eles. 

Devido à colonização, os costumes portugueses influenciaram fortemente a cultura no Brasil. A arquitetura, o folclore, a religião e a culinária são exemplos desse contato. 

Países da Europa

Por reunir dezenas de países, a Europa é um lugar altamente rico, cultural e historicamente. Os territórios deste continente tem suas próprias tradições e costumes, peculiaridades muito interessantes e particulares de cada lugar. 

Quem visitar os países da Europa, conhece pontos turísticos como praias lindas, locais históricos, museus, castelos, igrejas e muito mais. Então, se você está planejando fazer as malas para turistar por lá, fique atento a cada oportunidade de se encantar.

E se você quer fazer mais do que apenas passar alguns dias em algum desses países da Europa, que tal verificar se tem direito à cidadania italiana? A dupla dá direito a morar, trabalhar e estudar em qualquer país da União Europeia. É uma chance imperdível de viver novas experiências e conhecer o mundo de uma forma diferente.

Quer saber como conquistar a cidadania italiana? Entre em contato conosco! Na Expertabi, contamos com especialistas para te ajudar em cada etapa do processo.

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.