Se você tem o sonho de morar fora do Brasil, então precisa conhecer as melhores cidades para morar na Itália. Afinal, esse país incrível está na lista dos mais procurados pelos brasileiros. Seja para turistar, trabalhar e/ou morar, a Itália é extremamente atrativa, ainda mais para quem tem a dupla cidadania italiana.
Assim sendo, hoje vamos te mostrar as principais cidades para morar na Itália, levando em conta vários fatores, como qualidade e custo de vida, oportunidades de trabalho, infraestrutura, etc.
Dessa forma, ao cogitar ir morar na Itália, você vai ter uma ideia do que esperar nessas cidades e pode escolher a mais interessante. Então, vamos ver as 5 melhores cidades para morar na Itália?
Top 5 melhores cidades para morar na Itália
Milão
Não poderíamos deixar de começar com Milão, uma cidade localizada ao norte da Itália, na região da Lombardia. Ela conta com mais de 1,3 milhão de habitantes. Mas levando em conta sua área metropolitana, a população passa de 4,3 milhões.
Conhecida mundialmente como capital mundial da moda e design, Milão tem outros pontos positivos. Por exemplo, ela é um importante centro financeiro da Itália, o que agrega muitas oportunidades de trabalho.
Em meio ao seu estilo antigo, Milão consegue aliar modernidade, permitindo experiências culturais únicas a seus moradores. Assim, Milão tem uma infraestrutura de dar inveja. Ela tem indústrias, serviços e também conta com dois dos principais aeroportos da Itália.
Nesse sentido, ela se destaca pelas oportunidades, viés cultural, estrutura e oportunidades de trabalho. Por outro lado, o custo de vida é maior. Mas, se você quer buscar um emprego na Itália, pode considerar Milão, dependendo da sua área de atuação.
Turim
Se Milão é uma grande metrópole, Turim, por outro lado, se destaca por ser uma cidade cosmopolita. Ou seja, ela possui influência de diversos povos e culturas, incluindo estrangeiras, sendo um importante centro urbano da Itália.
Turim, ao norte da Itália, é a capital de Piemonte e possui quase 900 mil habitantes. Ela se destaca principalmente pela arquitetura e gastronomia, o que atrai milhares de turistas. Em comparação com outras cidades, como Roma ou Milão, o custo de vida pode ser menor. E isso é uma grande vantagem para estrangeiros que querem se estabelecer na Itália.
Assim, Turim agrega um ótimo custo-benefício, pois também oferece boas oportunidades de emprego. Em suma, ela é uma escolha viável para quem busca um equilíbrio entre qualidade de vida e oportunidades de emprego. E, claro, não podemos esquecer que, ao noroeste da cidade, é possível observar os Alpes, que deixam Turim ainda mais linda!
Roma
Sempre surge a dúvida: será que Roma está entre as melhores cidades para morar na Itália? Claro que tudo vai depender do seu planejamento, inclusive o financeiro, e do que você deseja ao ir morar nesse país.
Porém, vamos citar Roma neste top 5 por conta dos seus diferenciais. Nesse sentido, Roma, a capital da Itália, tem mais de 2,8 milhões de habitantes, é uma cidade cosmopolita e a cidade mais emblemática do país.
Roma é cultura e história pura! São mais de 3 mil anos contribuindo para a arte, arquitetura e cultura do mundo. Por isso, ela oferece ótimas oportunidades para estrangeiros que desembarcam na Itália.
Com uma vida agitada e intensa, Roma tem uma hospitalidade muito boa, já que está acostumada a receber estrangeiros. Além disso, possui uma estrutura incrível, segurança e qualidade de vida. E, claro, isso influencia no custo de vida, que é mais elevado em comparação a outras localidades.
Gênova
Capital da região de Ligúria, Gênova é uma importante cidade portuária da Itália, com uma população de mais de 500 mil habitantes. Localizada no noroeste da Itália, exerce um papel fundamental no comércio marítimo.
Gênova possui uma diversidade cultural e paisagens de dar inveja. Afinal, ela está localizada na beira do mar e conta com um centro histórico que atrai muitos visitantes diariamente. Podemos dizer que Gênova é história viva da Itália!
Mas, para quem deseja morar na Itália, Gênova pode ser uma boa opção, visto que ela está localizada em uma região industrial. Ela atrai profissionais do mundo todo para trabalhar. Por fim, não podemos deixar de mencionar que outro diferencial dessa cidade é a oferta de apartamentos e casas para alugar. Geralmente há muitas opções, durante todo o ano, o que vai te ajudar na busca por uma moradia adequada às suas necessidades.
Trento
Trento é a menor cidade desse top 5 de melhores cidades para morar na Itália. E, geralmente, ela não figura nesses rankings. Porém, queremos trazer Trento para esse grupo especial levando em conta principalmente a qualidade de vida.
Bom, Trento é a capital da Província Autônoma de Trento que, por sua vez, possui uma população de mais de 500 mil habitantes. Mas a cidade em si tem pouco mais de 100 mil moradores.
Dessa forma, Trento é um lugar mais tranquilo em comparação às metrópoles que citamos anteriormente. Ao mesmo tempo, se destaca pela extrema organização, limpeza e serviços de ótima qualidade.
Em outras palavras, ela não possui os problemas comuns que as grandes cidades enfrentam. Assim, é um lugar perfeito para quem quer calmaria. Em relação ao emprego, Trento possui fortes atividades agrícolas e industriais. Já o custo de vida é considerado intermediário, o que é outra vantagem.
Menções especiais
Antes de encerrar este artigo, queremos fazer algumas menções especiais. Na verdade, a Itália possui tantas cidades incríveis que ficou muito difícil mencionar apenas 5! Assim, separamos mais quatro opções para você considerar ao planejar morar nesse país:
- Aosta: com pouco mais de 34 mil habitantes e localizada a noroeste da Itália, é a capital da Vale de Aosta e possui belezas naturais únicas. Possui um estilo de vida mais tranquilo e é cercada de montanhas. O Vale de Aosta faz fronteira com Suíça e França, o que torna a cidade muito bem localizada e praticamente bilíngue. Por lá, os idiomas oficiais são o italiano e francês;
- Bolzano: está ao norte da Itália e também se caracteriza pelas lindas paisagens naturais. Conta com ótima qualidade de vida, infraestrutura e é ideal para quem quer se manter próximo da natureza. Já foi eleita a cidade com melhor qualidade de vida da Itália!
- Trieste: localizada no nordeste da Itália, ocupa uma faixa de terra estreita e é considerada uma cidade histórica. Porém, também é considerada uma cidade modelo para atividades comerciais e empresariais. Por isso o custo de vida também é elevado;
- Bolonha: cidade grande ao norte da Itália com forte apelo universitário. Assim, é um ambiente cultural e estimulante no sentido da intelectualidade.
Então, já está fazendo planos para ir morar na Itália? Com certeza já deu aquela vontade de fazer as malas, não é mesmo?
Melhores cidades para morar na Itália: conclusão
Para concluir, queremos te dar a maior força possível para você realizar o sonho de ir morar na Itália. E o primeiro passo para isso é verificar se há a possibilidade de obter a cidadania italiana. Milhões de brasileiros têm esse direito e nem sabem!
Assim, você pode avaliar as melhores cidades para morar na Itália e iniciar o seu planejamento. Para isso, entre em contato com a Expertabi e conte com a nossa ajuda em tudo o que envolve a busca pela cidadania italiana! Estamos esperando seu contato!