RG italiano

Como tirar o RG italiano?

Facebook
Twitter
LinkedIn

O processo de reconhecimento de cidadania italiana é apenas o passo inicial para esta jornada incrível e cheia de desafios para pessoas que buscam esse direito. Nesse sentido, após cumprir todas as etapas, o indivíduo pode requerer seus documentos italianos. E um deles é o RG italiano.  

O RG italiano nada mais é do que a Carteira de Identidade Italiana, ou, Carta d’identità italiana. Esse documento possibilita o acesso a diversos benefícios para quem deseja morar nesse país. Isso inclui, por exemplo, a permissão para morar também nos demais países membros da Europa. Dessa forma, no artigo de hoje vamos falar mais a respeito do assunto. 

Veja a seguir quais os tipos de RG Italiano, a documentação necessária para obtê-lo e um passo a passo para emitir a Carteira de Identidade Italiana. Por fim, saiba também todas as vantagens.

Quais são os tipos de RG italiano? 

Existem 2 tipos de RG italiano, o tradicional (de papel) e o eletrônico. Confira a seguir algumas informações sobre cada um deles.

RG tradicional de papel

É um documento físico, que deve ser emitido no Comune onde a pessoa está inscrita como residente. Você precisará levar um documento de identificação (passaporte ou identidade brasileira), 3 fotos 3×4 e o Permesso di soggiorno, para se aplicar. 

Depois disso, basta preencher um formulário para finalizar a solicitação. Há ainda uma taxa, de aproximadamente 5,42 euros. Esse documento físico fica pronto em poucos minutos e tem validade de 10 anos para adultos. 

Porém, o RG tradicional não pode ser plastificado. A solução é guardar em um porta-documento apropriado para que ele não estrague;

RG eletrônico

Aqui temos a versão eletrônica da Carteira de Identidade italiana. Ela pode ser solicitada no Comune de residênci. A taxa para esse modelo fica em 25,42 euros e o prazo de emissão fica em 6 dias úteis. A sua validade também é de 10 anos, mas os documentos necessários mudam um pouco. 

Por exemplo, você não vai precisar de fotos 3×4, pois a foto será tirada na hora e impressa automaticamente em um cartão. Ele vai armazenar todas as informações sobre você, incluindo o Codice Fiscale, nome, sobrenome, data e local de nascimento, assinatura digital, entre outros dados importantes. 

Se você quer ter acesso a mais informações sobre o RG italiano eletrônico, acesse esse site para esclarecer todas as suas dúvidas. 

Documentação necessária para tirar o RG italiano 

Ainda está confuso (a) em relação aos documentos necessários para tirar o RG italiano? Vamos esclarecer esse ponto. Tanto para o RG italiano tradicional como para a versão eletrônica, é preciso possuir a cidadania italiana (no caso de brasileiros que desejam morar na Itália). Além disso, os demais documentos envolvem:

  • 3 fotos 3×4 para RG tradicional;
  • Um documento de identidade válido com foto, que pode ser o seu passaporte;
  • Formulário de solicitação (que deverá ser preenchido na hora);
  • E ainda, se aplicar, o Permesso di soggiorno. 

A validade do documento é de 10 anos para adultos, tanto para a versão tradicional como para a eletrônica. Para crianças menores de 3 anos, a validade é de 3 anos. E para quem tem entre 3 e 18 anos a validade é de 5 anos. 

Já para emitir uma segunda via do RG italiano, você vai precisar se dirigir ao seu Comune com alguns documentos. Ela pode ser necessária em situações como, por exemplo, após o vencimento do RG tradicional ou italiano, ou ainda em caso de roubo ou perda de seu RG. Os documentos para tirar uma segunda via são:

  • RG italiano vencido, em caso de renovação;
  • Documento com foto para identificação (pode ser o passaporte);
  • Boletim de ocorrência, em caso de roubo, furto ou perda.

Há outro caso que talvez seja necessária a emissão da segunda via da Identidade Italiana: a deterioração dela (no caso de RG tradicional). Nesse cenário, a pessoa vai precisar apresentar uma declaração com assinatura autenticada e ainda o RG atual danificado! 

Como tirar a identidade italiana?

Para tirar a Carteira de Identidade Italiana, você vai precisar se dirigir ao seu Comune correspondente. 

Os consulados italianos no Brasil não emitem o RG italiano. Eles emitem o passaporte que, na prática, também é um documento de identificação para viagem e residência. 

Mas como destacamos no início deste artigo, o RG italiano é imprescindível para quem quer morar na Itália. Ele dá acesso a diversos benefícios e, em suma, vai facilitar muito a sua vida no país. 

Além do mais, para obter o RG italiano, você vai precisar ter a cidadania italiana e apresentar um outro documento de identificação, que pode, inclusive, ser o passaporte. Se você quer saber mais sobre como funciona o processo de cidadania italiana no Brasil, recomendamos a leitura deste artigo

Ou ainda indicamos que entre em contato com a equipe da Expertabi, pois contamos com uma assessoria especializada em cidadania italiana e outros assuntos relacionados. 

Vantagens do RG italiano

Ao longo deste artigo, falamos que o RG italiano proporciona vários benefícios para quem deseja morar na Itália. Agora vamos ver, na prática, quais são eles. 

Serviços Públicos

Quem quer morar na Itália tem o desejo de ter acesso a serviços públicos. A Carteira de Identidade Italiana permite isso, incluindo acesso a serviços de saúde, educação e outros benefícios sociais. 

Para isso, se você não for cidadão italiano, pode precisar do Permesso di soggiorno. 

Estudo

Com a identidade italiana, você tem acesso mais facilitado a universidades e demais instituições de ensino. É possível, por exemplo, conseguir bolsas de estudo. 

Viajar sem passaporte

Você poderá viajar para os demais países da União Europeia sem o passaporte, apenas com a sua identidade italiana. Cidadãos da União Europeia podem transitar livremente entre os países membros apenas com um documento de identificação. E esse e outros direitos são concedidos mesmo se você não tiver passaporte italiano. 

Pertencimento 

Por fim, a emissão do RG italiano vai proporcionar uma sensação de pertencimento ao país. Aliás, muita gente se considera cidadão italiano após, de fato, ter a identidade italiana em mãos. 

Assim, as pessoas valorizam esse momento, pois, além do acesso aos benefícios citados acima, esse documento resgata a história dos descendentes da sua família na Itália. Na prática, mantém a história viva, promovendo uma conexão maior com a ancestralidade. 

Outro ponto relevante é a inserção definitiva na cultura italiana. Mas claro, lembre-se de que o RG italiano é emitido apenas pelo governo italiano, o que aumenta ainda mais o sentimento de pertencimento. 

Entre em contato com uma assessoria especializada

Para tirar a cidadania italiana e obter mais informações a respeito dos documentos de identificação necessários para morar na Itália, converse hoje mesmo com a Expertabi! 

Em momentos como esse, é essencial ter acesso a informações confiáveis e objetivas! A Expertabi trabalha sempre pensando em criar uma relação transparente com seus clientes, visando o sucesso em todas as etapas dos processos. 

Sabemos que a jornada pode ser longa, mas por que ela não pode ser proveitosa para ambos os lados? Com a Expertabi, você não vai apenas tirar a cidadania italiana, mas haverá uma troca de informações e experiências que agregarão em todo o processo. 

Então, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar nessa etapa tão importante na sua vida.  

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.