registro de imigrantes italianos

Como Conseguir o Registro de Imigrantes Italianos?

Facebook
Twitter
LinkedIn

O grande desafio para se obter a cidadania italiana é localizar todos os documentos necessários. Como já destacamos em outros artigos, a quantidade de documentos não é tão grande, mas o desafio pode ser encontrá-los. 

Isso porque estamos falando de documentos antigos, que muitas vezes nem foram guardados de forma correta. Dessa forma, hoje vamos dar dicas de como conseguir o registro de imigrantes italianos, que vai te ajudar a encontrar todos os documentos fundamentais para obter a sua cidadania.  Além disso, continue a leitura e veja outras informações relevantes sobre o assunto!

A importância do registro de nascimento italiano no reconhecimento de cidadania

O registro de nascimento ou batismo italiano é fundamental para o reconhecimento da cidadania. É por meio dele que você vai saber se de fato há a transmissão da cidadania italiana e quem é o antepassado que lhe transmitiu esse direito. Por isso, trata-se de um aspecto que merece total atenção.

Como encontrar documentações antigas do ascendente italiano?

Como destacamos no início deste artigo, encontrar as documentações antigas do ascendente italiano pode ser um desafio enorme. 

Para isso, o primeiro passo (ou um dos primeiros) é montar sua árvore genealógica. A partir daí, você vai saber em definitivo se há a possibilidade da transmissão da cidadania italiana. 

A montagem da árvore genealógica deve iniciar por você, tendo em posse a sua certidão de nascimento e casamento, se for casado. Na sequência, busque junto aos cartórios a certidão de nascimento, casamento e óbito (se casado e falecido), emitida em formato inteiro teor, do seu genitor que é descendente de italianos. 

Nestes documentos você encontrará informações sobre os seus pais e avós e assim é possível dar sequência na descoberta das suas origens. 

E durante a busca das informações dos seus antepassados é comum se deparar com desafios como a não localização de documentos, a pouca ou nenhuma informação nos documentos localizados. Independente de ser ou não o seu caso, contar com um escritório especializado em pesquisa genealógica fará toda a diferença e tornará mais fácil essa trajetória.

Outro detalhe importante é conversar com as pessoas da sua família. Assim você poderá saber se elas possuem alguma informação útil ou até mesmo documentação. 

Por exemplo, se alguém da família já possui cidadania italiana, provavelmente essa pessoa tenha armazenada a documentação necessária. Ou, no pior dos cenários, ela saberá repassar informações sobre o seu ascendente para que você cumpra seu objetivo.

Em todos os casos, a internet pode te ajudar bastante. É possível pesquisar informações sobre seu ascendente em acervos oficiais digitalizados. 

Mas, vale ressaltar que esses sites e acervos não emitem certidões! Eles servem apenas para a busca e cruzamento de informações que irão lhe ajudar na busca dos documentos necessários para a cidadania italiana. Veja a seguir alguns exemplos de plataformas que você pode utilizar para a pesquisa. 

Family Search 

O Family Search é uma organização sem fins lucrativos que ajuda pessoas do mundo todo a descobrirem sua genealogia. 

Após criar uma conta gratuita, você pode acessar registros históricos, de nascimentos, batismos, casamentos, óbitos e outros arquivos relacionados. Com isso, poderá também encontrar familiares espalhados no mundo todo. 

Nessa plataforma, por exemplo, você pode colocar o nome e sobrenome específico de um antepassado, o lugar em que ele viveu e clicar em “Pesquisar”. Experimente-a e talvez se surpreenda com os resultados. 

My Heritage

Esse site oferece um plano gratuito por 14 dias para você montar sua árvore genealógica. Ele possui uma base de dados com bilhões de registros internacionais.

O My Heritage oferece ainda outros serviços, como testes simples de DNA e sistemas de alertas automáticos. Assim, você cria a sua árvore genealógica e recebe de forma automática alertas sempre que novas conexões e registros surgirem. 

Antenati

Esse portal pertence ao governo italiano e teve a colaboração do Family Search para digitalização do seu acervo

Ele é gratuito e oferece registros civis de nascimento, matrimônio e óbito de italianos, além de inscrições militares. Esse acervo é formado por livros digitalizados referentes aos arquivos do Estado Italiano. Ou seja, são registos extremamente confiáveis e que podem ser bastante úteis. 

Altre Italie

O Altre Italie possui milhares de publicações a respeito de fenômenos migratórios. Ele é uma das principais ferramentas que reúne registros de desembarques de países como Argentina, Estados Unidos e Brasil, em períodos históricos específicos. Esse portal é ideal para descobrir, por exemplo, se o seu ascendente emigrou para outro país após desembarcar no Brasil. 

Demais documentos do ascendente italiano necessários no processo

Como já destacamos, não são exigidos muitos documentos, sendo o mais importante identificar seu ascendente e, a partir daí, buscar os registros solicitados. Nesse sentido, lista de documentos do ascendente italiano envolve:

  • Certidão de nascimento ou de batismo (caso não haja registro civil), original e em via física;
  • Certidão de casamento e de óbito em inteiro teor. Ou seja, certidão com a transcrição fiel de todas as informações contidas no documento original. Isso inclui, por exemplo, a data do registro, horário de nascimento e óbito, além de outras informações complementares (se houver);
  • Certidão Negativa de Naturalização (CNN – vamos explicar mais a respeito desse documento a seguir).

Além dos documentos do ancestral italiano, são necessários documentos dos demais descendentes em linha reta, até chegar aos interessados no reconhecimento da cidadania italiana. Nesse sentido, sugerimos a leitura de um artigo específico do nosso blog, onde falamos sobre a documentação necessária para a cidadania italiana

Por fim, ressaltamos a importância de contar com escritório jurídico especializado em cidadania italiana, como a Expertabi, para lhe acompanhar em todas as etapas do processo. 

Certidão de naturalização: o que é e como conseguir

A Certidão Negativa de Naturalização é outro documento essencial para conseguir a cidadania italiana. De forma geral, ela vai comprovar que seu ascendente não se naturalizou brasileiro após chegar ao Brasil. 

Sem esse documento, não é possível entrar com o processo para a cidadania. Mas há um detalhe importante. Se o seu ascendente se naturalizou brasileiro, mas teve filhos antes desse processo, os filhos poderão transmitir a cidadania. Mas isso ocorre desde que não tenham sido naturalizados brasileiros. 

É muito importante ficar atento a esses detalhes na hora de obter a Certidão Negativa de Naturalização. Aliás, essa certidão é emitida gratuitamente pela internet, por meio deste link.

Você precisará preencher um formulário com seus dados e os dados do requerido (seu ascendente). Por fim, depois de conferir todas as informações, basta clicar em “Emitir”.

O sistema informa que, caso identifique homônimos, ou seja, pessoas com nomes iguais, será necessário preencher um outro formulário mais completo. Depois, ele será analisado para a posterior emissão da Certidão Negativa de Naturalização.

Considerações finais sobre o tema

Para concluir, ressaltamos a importância de você saber se tem descendência italiana, pois esse é o primeiro passo na busca pelos documentos necessários para a cidadania. 

Nesse sentido, indicamos este e outros artigos do nosso blog. Além do mais, para obter o registro de imigrantes italianos, montar sua árvore genealógica e dar início ao processo de cidadania, entre em contato com uma assessoria de confiança. 

A Expertabi possui a competência e agilidade necessárias para te ajudar nessa etapa tão importante da sua vida. Auxiliamos em todas as etapas, mostrando como viabilizar a cidadania italiana sem dores de cabeça. 

Entre em contato conosco e veja como podemos iniciar essa parceria que promete dar muito certo! 

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.