registro civil italiano

Como buscar o registro civil online

Facebook
Twitter
LinkedIn

Muita gente se pergunta como buscar o registro civil italiano ou ainda se isso pode ser feito de forma online. 

Primeiramente, é preciso entender o que é registro civil italiano e sua importância no processo de cidadania italiana. Os documentos certos são fundamentais para que a pessoa consiga a dupla cidadania. 

São eles que vão comprovar esse direito, por meio de certidões e outros registros documentais. Os documentos do ascendente italiano, bem como de todos os que transmitem esse direito, precisam ser reunidos para o pleno andamento da cidadania italiana. 

Por exemplo, se seu trisavô veio da Itália, você precisará reunir os documentos dele, do seu bisavô, do seu avô e do seu pai. Assim, ter acesso a toda a documentação pode ser um desafio, principalmente as mais antigas. 

Nesse sentido, buscar as certidões e registros civis necessários vai exigir empenho e assistência especializada. Essa busca pode iniciar na internet, mas alguns documentos só serão obtidos diretamente na Itália, mais especificamente no Comune ou paróquia correspondente. 

Então, depois dessas considerações iniciais, veja a seguir mais informações sobre o registro civil italiano e como obtê-lo.

O que é registro civil italiano?

De forma geral, registro civil é um documento registrado no cartório que informa os fatos da vida de uma pessoa, assim como no Brasil. Por exemplo, existe o registro civil de nascimento, casamento e óbito, entre outros. 

Assim, a principal característica de um registro civil é que esse documento é emitido por uma autoridade competente. Assim, fica registrado em um livro próprio. No Brasil, o registro fica no livro do cartório. Já na Itália, fica registrado nos arquivos do Comune (prefeitura) onde o antepassado nasceu.

Desse modo, quando falamos em registro civil italiano, estamos nos referindo a um documento oficial emitido na Itália. No processo de busca pela cidadania italiana, o registro civil italiano se refere a documentação do ascendente. Ou seja, da pessoa nascida na Itália que viajou para o Brasil e iniciou a transmissão desse direito para você. 

Porém, aqui precisamos mencionar uma consideração importante. Na Itália, o registro civil entrou em vigor a partir de 1860. E só a partir de 1871 ele se tornou obrigatório. Antes disso, os registros oficiais da vida de uma pessoa eram mantidos pela igreja da comunidade onde a pessoa morava. Eram os registros religiosos, como certidões de nascimento e casamento. 

Com isso, além do registro religioso, a população italiana passou a contar com o registro civil, algo essencial nos dias de hoje. Apenas por curiosidade, no Brasil, o registro civil passou a ser obrigatório a partir de 1889, por meio do Decreto-lei 9.886. 

Como pesquisar o registro civil italiano pela internet? 

Quanto mais antigo o documento, maior o desafio em encontrá-lo. Por isso, a pesquisa é fundamental para iniciar essa busca tão importante visando a cidadania italiana. 

No entanto, a pesquisa pela internet vai servir para você obter informações. Estas incluem possíveis informações sobre a data de chegada do italiano, se veio solteiro ou casado, informações sobre os pais, irmãos, cônjuge e filhos. Podendo, em alguns casos,  chegar até o Comune do seu ascendente. 

Nesse caso, a pesquisa do registro civil italiano online deve iniciar com o processo chamado de árvore genealógica. A árvore genealógica vai tirar todas as suas dúvidas sobre o direito à cidadania italiana. Além disso, mostrará informações a respeito dos seus descendentes e, claro, sobre o seu ascendente nascido na Itália. 

Podemos dizer que a árvore genealógica vai te mostrar o caminho correto para você buscar toda a documentação necessária para o processo de cidadania italiana. 

Para isso, contar com uma assessoria especializada será fundamental. A Expertabi, por exemplo, vai te ajudar a elaborar sua árvore genealógica com o objetivo de facilitar o acesso aos documentos essenciais para a dupla cidadania. 

Sites como o Family Search, o My Heritage, o Antenati e o Altre Italie reúnem grandes acervos de documentos e demais registros que podem ser importantes para você encontrar suas origens na Itália. 

Então, após essa pesquisa, você vai precisar reunir de fato esses documentos. Nesse sentido, precisamos ressaltar a diferença entre os registros civis no Brasil e na Itália. 

Registro Civil no Brasil

São os documentos emitidos em cartórios brasileiros. Por exemplo, ao encontrar os registros civis (emitidos no Brasil) dos seus descendentes aqui do Brasil, fica mais fácil saber a origem dos registros civis (emitidos na Itália) do seu ascendente.

Vale ressaltar que todas as certidões devem estar em inteiro teor. Ou seja, devem ser transcrições integrais e fiéis dos registros civis originais contidos no livro do cartório. 

Registro Civil na Itália

Na Itália, os registros civis não estão em cartórios, mas nos “Comuni”. Eles funcionam de forma parecida com os municípios aqui no Brasil. 

Cada Comuni possui subdivisões. E é nesse órgão que você vai encontrar o registro civil italiano necessário para dar prosseguimento ao processo de dupla cidadania. 

Mas, como destacamos no início deste artigo, o registro civil na Itália passou a ser obrigatório apenas a partir de 1871. Por outro lado, em algumas regiões o registro civil passou a ser aplicado bem antes.

Em todos os casos, dependendo da data de nascimento do seu ascendente italiano, é possível que você não encontre o registro civil no Comune. Nesse caso, terá que buscar a certidão de batismo na igreja da região de nascimento do seu ascendente. 

Por isso é de suma importância identificar a origem do seu ascendente e saber exatamente o local de seu nascimento. Assim, você saberá onde encontrar a documentação necessária para a cidadania italiana. E, como já falamos aqui, a origem do ascendente pode ser pesquisada com a ajuda da internet, por meio da árvore genealógica, pela busca dos registros de imigrantes e com o auxílio de uma assessoria especializada. 

Quais são os documentos necessários?

A parte documental, em termos de quantidade de documentos, não é tão complexa. Mas podem existir desafios. Alguns chegamos a mencionar ao longo deste artigo. Por exemplo, certos documentos talvez sejam difíceis de encontrar, assim como a origem do ascendente. É aqui que voltamos na importância da pesquisa e contratação de uma equipe com experiência nessa área. 

Em termos gerais, você vai precisar dos documentos de todas as pessoas que lhe transmitem o direito à dupla cidadania. Isso inclui os registros civis italianos do seu ascendente e os registros civis brasileiros das pessoas responsáveis pela transmissão do direito. 

No caso do ascendente, você vai precisar da certidão de nascimento (emitida na Itália), da certidão de casamento (emitida na Itália ou no Brasil), certidão de óbito (emitida no Brasil) e ainda a Certidão Negativa de Naturalização, que comprova que seu ascendente não se naturalizou brasileiro ao desembarcar no Brasil. 

Para saber mais sobre esse assunto tão importante, leia o artigo que elaboramos sobre os documentos necessários para a cidadania italiana

Como a Expertabi Assessoria pode te ajudar

Além de obter informações confiáveis sobre esse tema, uma assessoria especializada como a Expertabi vai te ajudar em todas as etapas que envolvem a busca pela tão sonhada cidadania italiana. 

Afinal de contas, esse processo pode ser bastante complexo, mas isso depende de cada caso, pois cada história é única. Justamente por essa razão, para você compreender as especificidades da sua situação, a contratação de uma equipe de profissionais se torna ainda mais relevante. 

O time da Expertabi vai te orientar em relação a como proceder para a viabilidade da cidadania italiana. Além disso, oferecemos todo o suporte para isso. Ou seja, resolvemos para você todas as questões burocráticas, incluindo a busca pelo registro civil italiano e demais pesquisas fundamentais para o andamento desse processo que com certeza vai mudar a sua vida.

Então, entre em contato conosco hoje mesmo e veja como podemos firmar uma parceria de sucesso!

Índice de conteúdo

Pode ser do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.