A cidadania italiana abre muitas portas e hoje vamos explorar mais essa questão. Assim, a seguir falaremos sobre como a cidadania italiana pode te ajudar a morar na Europa (e não apenas na Itália!).
Afinal, quais são os direitos de um cidadão italiano? Qual a força desse passaporte? E em quais países você poderá morar na Europa? Vamos responder todas essas perguntas ao longo deste artigo. Então, continue a leitura e veja os benefícios da cidadania italiana no que diz respeito a morar na Europa.
A relevância do passaporte italiano
Primeiramente, queremos destacar a força do passaporte italiano em nível mundial. Ele é considerado o terceiro mais poderoso do mundo e isso não é por acaso.
Com esse passaporte, você vai poder entrar em mais de 180 países. Além do mais, não precisará de visto para entrar em países como EUA e Canadá. Nesse caso, basta apresentar seu passaporte italiano (para ficar até 90 dias).
Dessa forma, caso tenha direito a dupla cidadania italiana, ir em busca desse direito é algo que pode mudar a sua vida! E, se tiver dúvidas ou não tem certeza se possui um ascendente italiano, então entre em contato com a equipe da Expertabi!
De todo modo, o passaporte italiano dá direito a residência em muitos países. E isso envolve, inclusive, os países localizados dentro do Espaço Schengen e nos países-membros da União Europeia. Na prática, você poderá morar em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, entre muitos outros!
E, além disso, terá acesso a todos os direitos de um cidadão europeu, pois, na prática, você será um! Nesse sentido, você terá toda a proteção governamental no que diz respeito, por exemplo, ao sistema público de saúde, educação e um auxílio caso fique desempregado.
Trabalhar na Europa com a dupla cidadania italiana
Com a dupla cidadania italiana, você terá acesso a melhores oportunidades de trabalho. Ou seja, além de morar na Europa, poderá crescer profissionalmente. Muitas empresas, sobretudo as multinacionais, priorizam a contratação de pessoas com passaporte europeu.
Isso envolve menos burocracia e custos para essas empresas. Assim, a dupla cidadania vai contribuir para seu crescimento, principalmente em algumas áreas com grande demanda de trabalhadores. Algumas áreas com excelentes oportunidades são:
- Tecnologia;
- Hotelaria e turismo;
- Prestação de serviços;
- Engenharia e arquitetura;
- Saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem).
Deste modo, se você possui conhecimento ou está estudando para ser um profissional de alguma dessas áreas, saiba que a Europa oferece muitas alternativas e a cidadania italiana vai te ajudar nisso!
Outras vantagens de morar na Europa
Agora vamos ver outras vantagens de morar na Europa com a cidadania italiana.
Aposentadoria
Vamos supor que você já tenha algum tempo de contribuição aqui no Brasil e tem medo de perder tudo ao ir morar na Europa. Isto é algo que dificultaria a sua aposentadoria. No caso da Itália, isso não seria um problema.
Itália e Brasil possuem um acordo bilateral que fala sobre a questão previdenciária. Assim, na prática, com a dupla cidadania, você pode somar as duas contribuições. Ou seja, o tempo que contribuiu no Brasil e o tempo de contribuição na Itália.
Dessa forma, vai poder se aposentar na Itália contando o tempo em que contribuiu para a previdência brasileira. Esse fato pode te encorajar ainda mais a ir em busca da realização do sonho de morar e trabalhar na Itália com a dupla cidadania!
Empreendedorismo
A cidadania italiana vai facilitar a sua vida caso deseje empreender na Europa ou até mesmo em outros países, como os EUA. Nesse sentido, há maiores incentivos para quem quer abrir a própria empresa. E, claro, todas as negociações serão em euro ou dólar!
Além do mais, você vai poder investir com menos dinheiro. Por isso, ter um passaporte italiano é uma ótima alternativa para empreendedores que desejam expandir o negócio em terras estrangeiras!
Estudo
Em muitos artigos aqui do blog já falamos sobre como é estudar na Itália. Mas, de forma geral, a cidadania italiana abre portas para você estudar nos demais países da Europa. E sabemos que os sistemas educacionais desses países estão entre os melhores do mundo.
Um bom exemplo relacionado a essa questão diz respeito ao ingresso nas universidades. Sem um passaporte europeu, você teria que concorrer com os demais estrangeiros. Consequentemente, o número de vagas será menor e suas chances também diminuem.
Mas, com a dupla cidadania, você vai concorrer como cidadão europeu, pleiteando mais vagas e tendo acesso a outros benefícios. Isso inclui bolsas de estudo, descontos na mensalidade, etc.
Direitos básicos
Com a dupla cidadania italiana, você terá acesso a direitos básicos de todo cidadão europeu. No caso do passaporte italiano, por exemplo, poderá votar nas eleições italianas. E isso contribuirá para o processo democrático do país onde mora.
Mas há ainda outros direitos, como é o caso da saúde pública. Muitos países da Europa possuem sistemas de saúde pública diferenciados. E, com um passaporte europeu, você poderá ter acesso de forma mais facilitada a esses sistemas.
Por fim, seus filhos menores de idade também serão cidadãos italianos, sendo que esse direito é transmitido de maneira automática por quem possui a cidadania italiana. Para isto, basta que seu cadastro no AIRE esteja atualizado!
Vá em busca da sua cidadania italiana!
Então, como vimos ao longo deste artigo, a dupla cidadania italiana vai te ajudar a morar na Europa, dando acesso a direitos e melhores oportunidades. Resumindo tudo o que falamos até agora, elaboramos uma lista com os benefícios de ter um passaporte italiano:
- Possibilidade de imigrar mais facilmente tanto para a Itália como para outros países da Europa;
- Permite que a pessoa vote na Itália, participe de concurso público e facilita o acesso à justiça;
- Viabiliza melhores oportunidades de trabalho e dá incentivos para abertura de empresas. Isso é algo fundamental para quem deseja empreender na Itália ou em outros países do continente europeu;
- Dá mais proteção ao cidadão, que será um cidadão europeu, com mais direitos e menos processos burocráticos em diversos segmentos, como saúde, trabalho, estudo e moradia;
- Dispensa a necessidade de vistos especiais para morar, trabalhar ou estudar na Europa;
- Facilita a entrada em outros países que não fazem parte do continente europeu, como EUA e Canadá. Isso dispensa a necessidade de visto para ficar até 90 dias.
Assim, a cidadania italiana vai permitir que você realize seus sonhos na Europa, como construir uma carreira profissional sólida, estudar, morar e constituir família! E tudo isso com menos burocracia e mais segurança.
Conte com a Expertabi!
Para agilizar a busca pela dupla cidadania italiana, conte com a equipe da Expertabi. Atuando há anos nesse segmento, a Expertabi oferece atendimento personalizado com foco em encontrar as melhores soluções para seu caso.
Veja se você tem direito a dupla cidadania italiana e como dar entrada no processo, com toda a assistência e comprometimento da nossa equipe! O foco da Expertabi é te ajudar a realizar seu sonho de ir morar de forma definitiva na Europa.
Por isso, prezamos pela ética, transparência e agilidade em todas as etapas do processo, cuidando dos mínimos detalhes para que nada dê errado, especialmente na parte documental, que é repleta de detalhes e exigências.
Então, estamos esperando seu contato e queremos te ajudar a morar na Europa viabilizando seu passaporte italiano!